A Natura &Co (NTCO3) reportou resultados sólidos no segundo trimestre, segundo avaliação da XP, com expansão da marca Natura e da margem bruta como destaques, mas com maiores custos de transformação.
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Em relatório, os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt destacam a alta de 4,3 pontos porcentuais (p.p.) da margem bruta consolidada ante um ano, impulsionada pelo preço/mix positivo em todas as unidades de negócios, com destaque para NTCO latam.
A margem Ebitda ajustada aumentou 2,3 p.p devido a maiores investimentos em marketing e em P&D na NTCO LatAm e na Avon Internacional, embora com custos de transformação mais altos do que as expectativas de R$ 240 milhões da XP.
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Os profissionais pontuam que em reais e excluindo os números da Aesop, as vendas líquidas consolidadas caíram 4% ante um ano, com o sólido desempenho da Natura LatAm (+15%) pela melhor produtividade, mais do que compensado por desempenho fraco de Avon LatAm na preparação da Onda 2 e cenário macro como um vento contrário; otimização da categoria Casa e Estilo na Avon (-37%); e o momento ainda desafiador em TBS (-12%), já que os níveis de estoque permanecem altos e o mix de canais continua a ser reequilibrado, com TBSAH como um grande vento contrário.
Eles explicam ainda que o prejuízo líquido foi de R$ 732 milhões, pressionado por maiores despesas financeiras em um nível de alavancagem ainda alto (7,2 vezes ND/EBITDA ex-IFRS), que deve ser compensado pelos recursos da Aesop a partir do terceiro trimestre e pelos resultados pressionados da Aesop, enquanto caixa foi novamente consumido em R$ 965 milhões (ante R$ 610 milhões no segundo trimestre do ano passado), embora com melhora na dinâmica do capital de giro em todas as linhas.
“Interessante notar que a diretoria destacou que a implementação da Wave 2 no Peru e na Colômbia já acelerou a venda cruzada entre a Avon e a Natura, levando a uma maior produtividade de CFT, embora com uma queda esperada na base de representantes devido a um pedido mínimo maior”, afirmam.
Eles destacam ainda que o nível de estoque nos franqueados da TBS melhorou durante o segundo trimestre, embora ainda seja maior em relação a 2019 em algumas regiões. Além disso, a diretoria continua a otimizar o portfólio da TBS, acelerando a categoria de cuidados com a pele.
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