O Citi avalia que o PagBank (ex-PagSeguro) reportou tendências em geral mistas no segundo trimestre de 2023. Do lado positivo, um bom nível de despesas levou o lucro antes de impostos (EBT) a superar a estimativa da casa em 20%. Contudo, a desaceleração do volume total de pagamentos (TPV), a taxa efetiva de imposto mais elevada e o investimento (capex) maior podem impedir uma reação positiva do mercado financeiro, segundo os analistas.
Leia também
“Ainda assim, acreditamos que os investidores estão excessivamente cautelosos em relação às dinâmicas regulatórias e competitivas, que acreditamos que poderão funcionar melhor do que o esperado. No valuation atual de 6 vezes o Preço por Lucro (P/L) esperado para 2024, somos compradores e vemos uma assimetria positiva”, afirmam Gabriel Gusan, Karina Salva Martins, e Maria Guedes, em relatório enviado a clientes.
A PagSeguro reportou lucro líquido ajustado de R$ 415 milhões no segundo trimestre de 2023, alta de 3% ante mesmo período de 2022 e avanço de 6% em relação ao primeiro trimestre deste ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Embora o lucro por ação ajustado tenha ficado 3% acima da nossa expectativa, no nível do EBT os números superaram nosso número em 20%, já que custos e despesas consideravelmente mais baixos compensaram o faturamento mais fraco”, destacam os analistas. O benefício do lado das despesas esteve principalmente relacionado a custos de transação, despesas de marketing e financeiras (dado o benefício do crescimento da base de depósitos).
Já o TPV desacelerou para uma alta de +4% na comparação com o segundo trimestre de 2022 e subiu 5% ante o primeiro trimestre de 2023, ficando abaixo da estimativa do Citi e semelhante com os números gerais da indústria, refletindo a estratégia da empresa de se afastar de clientes menos lucrativos.
Além disso, o capex totalizou R$ 530 milhões, alta trimestral de 30% e revertendo a tendência positiva de queda.
O take rate ficou em 2,5%, queda de 10 pontos-base trimestralmente, mas em linha com a previsão do Citi. Por fim, a carteira de crédito contraiu 4% trimestralmente – indicando que a empresa é mais conservadora em relação à exposição ao risco.
Publicidade