O token de banco é um sistema gerador de senhas que aumenta a segurança do cliente e evita possíveis fraudes. A principal diferença entre ele e as senhas regulares está no fato do token possuir um período de vencimento para cada código.
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Na hora de efetuar uma transação na conta bancária pelo internet banking ou aplicativo, o banco pode solicitar o preenchimento de uma senha enviada ao número de celular do cliente para validar o processo. Este número é o token.
Ele pode ser físico ou digital, mas o último é o mais comum atualmente. O cadastro de um token digital só pode ser feito uma vez por conta bancária. Assim, quando necessário, somente o aparelho celular registrado pode receber os códigos.
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No caso do iToken, é o mesmo dispositivo, mas utilizado pelo banco Itaú (ITUB4). Suas senhas podem conter até seis números e trocam em alguns segundos.
Confira o passo a passo para instalar a ferramenta no app da instituição financeira:
- Abra o app do Itaú e, na parte inferior da tela, clique no ícone do iToken;
- Clique em “Continuar”;
- Centralize o rosto na moldura e toque em “Iniciar captura”;
- Se o reconhecimento facial for bem-sucedido, o token é automaticamente ativado.
Dessa forma, na hora de realizar determinadas operações por meio da conta pelo telefone, pela internet ou pelo celular o banco vai solicitar um código numérico iToken para validar a transação.
Em caso do iToken já estar devidamente instalado no app, as transações poderão ser realizadas sem a necessidade de digitar a senha.