Na próxima quinta-feira, 7 de setembro, é comemorada a Declaração de Independência do Brasil, que este ano completa 201 anos. Feriado nacional em todo o País, a data muda o expediente dos estabelecimentos em geral, inclusive os financeiros.
Funcionamento dos bancos e pagamento de contas
No feriado do dia 7 de setembro as agências bancárias em todo o País estarão fechadas. Assim, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativos do bancos, que seguirão em operação, para realizarem transferências e pagamentos neste dia.
Leia também
Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, as contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo de juros ou multa, no primeiro dia útil seguinte ao feriado, no caso, sexta-feira (8).
Ele acrescenta que normalmente os pagamentos já são emitidos com as datas de vencimento ajustadas em relação aos feriados nacionais, mas que, caso isso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, se possível, agendar via caixas eletrônicos, internet banking ou pelo atendimento telefônico dos bancos.
Funcionamento da Bolsa
As negociações na Bolsa de Valores brasileira (B3) ocorrem das 10h às 17h de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados nacionais. Assim, no dia 7 de setembro, não haverá negociação na B3, em nenhum segmento, seja no de renda variável ou de títulos públicos federais, segundo informado pela instituição.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com as negociações paradas na Bolsa, a maior parte das corretoras de investimentos também deve suspender o funcionamento também durante o feriado.