Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa operam em baixa em meio a dados fracos da região

Entre ações em foco, Telefónica subia 1,76% em Madri

Bolsas da Europa operam em baixa em meio a dados fracos da região
Pedestre caminha em frente à Bolsa de Valores de Londres 24/08/2015 REUTERS/Suzanne Plunkett

Os mercados acionários da Europa exibem perdas, nas primeiras horas do pregão desta quarta-feira (06). Investidores avaliam alguns indicadores, em geral sinalizando para quadro modesto na região, e também declarações de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE). Às 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em queda de 0,77%, em 453,40 pontos.

Na agenda de indicadores, as encomendas à indústria da Alemanha caíram 11,7% em julho ante junho, quando analistas ouvidos pela FactSet previam queda menor, de 3,5%. O Commerzbank atribuiu a grande variação no dado basicamente a mudanças no componente das grandes encomendas, mas acrescentou que, de qualquer modo, espera tendência de baixa nas encomendas à indústria alemã nos próximos meses, diante dos efeitos ainda não totalmente sentidos do aperto monetário conduzido pelo Banco Central Europeu (BCE). Na zona do euro, as vendas no varejo caíram 0,2% em julho ante junho, quando analistas projetavam baixa de 0,3%.

A Capital Economics projeta que as vendas continuem a recuar no restante do ano, também com o efeito das altas de juros do BCE sobre os consumidores. Os juros altos e a renda contida devem frear o consumo ao longo deste segundo semestre na zona do euro, afirma a consultoria. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por sua vez, recomenda em relatório que o BCE mantenha política restritiva “o tempo necessário” para garantir a volta da inflação à meta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A OCDE recomenda também que a política fiscal colabore com o aperto no quadro macroeconômico, mas acrescenta que a estabilidade financeira precisa ser levada em consideração, nesse contexto. Entre dirigentes do BCE, François Villeroy de Galhau afirmou que as opções estão em aberto para a decisão de política monetária da próxima semana. Já Klaas Knot ponderou que os mercados podem estar subestimando a chance de alta de juros no dia 14, embora o próprio Knot tenha dito que esta é apenas uma possibilidade, sem se comprometer.

Entre ações em foco, Telefónica subia 1,76% em Madri, após a empresa informar que a Saudi Telecom adquiriu fatia de 9,9% da companhia de telefonia espanhola. A Saudi Telecom afirmou que não pretende adquirir o controle da Telefónica. Às 6h47, a Bolsa de Londres caía 0,75%, Frankfurt recuava 0,33% e Paris, 0,70%. Milão operava em baixa de 0,66% e Lisboa tinha queda de 1,02%. No câmbio, o euro operava estável, em US$ 1,0726, e a libra caía a US$ 1,2546.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>