Em agosto, duas de oito das carteiras recomendadas por grandes corretoras conseguiram superar o desempenho do Ibovespa, aponta levantamento da Grana Capital. Ainda que com performance negativa no período, o portfólio sugerido pelo Inter (INBR32), que fechou o mês passado com queda de 3,76%, liderou o ranking, seguido pelo Santander (BCSA34) (-4,75%). O índice de referência da Bolsa brasileira mostrou queda de 5,08%.
Leia também
Abaixo do Ibovespa ficaram as carteiras de Banco do Brasil (BBAS3), com variação negativa de 6,70%, BTG (-7,13%), XP (-7,40%), Modalmais (-8,12%), Ágora (-9%) e Itaú (-12,38%).
O ranking é constituído com as carteiras publicamente recomendadas pelas corretoras de varejo com maior número de transações de pessoas físicas, em dados do Tesouro Nacional e da B3, informa a Grana Capital. Clear Investimentos, NuInvest e Toro Investimentos ficaram de fora porque não fizeram recomendações públicas no período.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O ativo que mais se repetiu nas carteiras analisadas foi a ação de Itaú Unibanco, presente na indicação de cinco casas. Em seguida, Rede D’Or e Petrobras apareceram quatro vezes. André Kelmanson, presidente-executivo da Grana Capital, aponta em nota que, entre os papéis sugeridos, o que mais subiu foi o de Mercado Livre (MELI34), com variação positiva de 16,38%. O que mais caiu foi o do Grupo Soma, com queda de 33,36%.
A Grana Capital afirma que o levantamento não permite concluir quais são as melhores equipes de análise ou carteiras recomendadas e não tem este objetivo. “Esse tipo de avaliação exigiria um acompanhamento de longo prazo e envolveria diversos fatores qualitativos não contemplados”, informa a empresa.