- Por meio de métodos quantitativos avançados e inteligência artificial, a ferramenta consegue detectar variações atípicas de performance dentro das carteiras dos clientes
O Itaú Unibanco passou a mostrar, por meio do aplicativo íon, explicações sobre a rentabilidade das carteiras de todos os seus clientes utilizando inteligência artificial.
Leia também
Segundo o banco, a ferramenta chamada “impactos na sua carteira” tem como objetivo ajudar investidores que são clientes do banco a entender quais relações causam impacto, entre determinados fatos e notícias, sobre a rentabilidade das carteiras de seus investimentos
“Com essa nova ferramenta, inédita em plataformas de investimentos, procuramos ajudar a traduzir a volatilidade dos mercados para os investidores”, disse, em nota, Claudio Sanches, diretor de produtos de investimentos e previdência do Itaú Unibanco. “O conhecimento sobre como determinados fatos impactaram o mercado no passado pode contribuir para o melhor entendimento em relação aos riscos das carteiras e eventualmente gerar reflexões importantes para a possível realocação de investimentos”, destacou.
Publicidade
A nova funcionalidade foi construída de 2022 ao começo deste ano. A ideia é prover aos investidores mais acesso a informações, conhecimento e ferramentas que possam ajudar na compreensão sobre o mercado financeiro. Por meio de métodos quantitativos avançados e inteligência artificial, a ferramenta consegue detectar variações atípicas de performance dentro das carteiras dos clientes e procura, em momentos específicos, entender quais foram as principais notícias e fatos que causaram impacto, sejam eles relacionados aos mercados que o cliente investe ou específicos para produtos investidos.
A ferramenta pode ser aplicada para toda a prateleira de produtos de investimentos para clientes do Itaú: Fundos, Previdência, Títulos Públicos, CDB’s e Letras Itaú e Terceiros; Ações; Fundos Imobiliários; ETF’s (exchange-traded fund) e BDR de ETF’s (fundo de Brazilian Depositary Receipts).
O resumo das notícias mapeadas é feito com auxílio de ferramentas que usam a tecnologia de inteligência artificial generativa conhecida por GPT (Generative Pre-trained Transformer). Uma segunda frente verifica quais fatores de risco ou produtos da carteira realmente sofreram algum impacto e por qual evento de mercado.
“O cenário de redução da Selic tende a levar investidores a assumirem um pouco mais de risco, como já ocorreu em outros momentos. Ao buscar produtos de maior risco, aumenta também a necessidade por um entendimento melhor sobre fatores que podem impactar cada tipo de ativo para a tomada de decisões de forma mais sólida e consciente”, ressalta Sanches.
Publicidade
A funcionalidade fornece aos usuários um diagnóstico e oferece sugestões para manter as alocações ou fazer eventuais ajustes que podem ser feitos pelos investidores. As orientações são feitas com uso de outra ferramenta disponível no íon, o Otimizador de investimentos.
Ao identificar possibilidades para eventuais trocas e realocações no portfólio, o Otimizador elenca opções disponíveis para o usuário aprimorar sua carteira em busca de melhor desempenho. O cliente poderá fazer os aportes ou buscar orientações adicionais com especialistas de investimentos do íon por videoconferência, chat, telefone ou pessoalmente.