Publicidade

Mercado

Mercado Intraday: Dinâmica de “juros pra cima e bolsas pra baixo” se repete

Mercado Intraday: Dinâmica de “juros pra cima e bolsas pra baixo” se repete
Painel do Ibovespa. Foto: Werther Santana/Estadão

Em dia de agenda modesta, os mercados acionários globais mantém tendência negativas, em meio a cautela com a recuperação econômica da China, diante de estresses do setor imobiliário. Nos Estados Unidos, dados mais fracos que o esperado adicionavam pressão extra sobre os índices e Nova York, que operavam em queda no início da tarde. Enquanto isso, na Europa, as bolsas encerraram o dia com viés de baixa, com o setor de luxo sendo o mais afetado, a partir de uma diminuição da demanda da China durante o verão local.

Entre os ativos seguros, a ponta longa dos juros dos Treasuries operava volátil, oscilando entre perdas e ganhos, enquanto o dólar avançava ante rivais fortes, diante também de ponderações sobre os próximos passos de política monetária dos países desenvolvidos. Já o petróleo subia entre commodities, sob perspectiva de aperto na oferta. No radar, investidores também acompanham as negociações para o orçamento do Governo americano, sob risco de possível paralisação das atividades.

No Brasil, a sinalização do Banco Central de que pretende manter em 0,50 pp. o ritmo de cortes da Selic soma-se aos receios em relação à fraqueza econômica da China e à perspectiva de taxas de juros persistentemente altas nas principais economias do mundo e, novamente, azedam o clima para ativos de risco. Às 13h45, o Ibovespa caia 0,86% aos 114.923 pontos, com avanço do dólar frente ao real de 0,31%, cotado a R$ 4,98.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já nos juros, a sessão era novamente de forte abertura em todos os vértices ao longo curva a termo, em linha com o movimento observado nos Treasuries, e com receios em relação à situação fiscal do país. Mais cedo, a S&P Global aumentou a previsão para o crescimento do PIB brasileiro para este ano, como resultado da força do setor agrícola e estímulos fiscais nos gastos das famílias, porém, reduziu a estimativa de expansão da atividade em 2024, sob a expectativa de que esses fatores devem arrefecer.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>