O dólar virou a tendência de alta vista na manhã desta sexta-feira (6) e opera no campo negativo às 13h. A moeda norte-americana está cotada a R$ 5,14 com queda de 0,32%, após ter batido a faixa de R$ 5,20 mais cedo.
A principal razão para a queda da moeda norte-americana é a alta do petróleo. Os contratos futuros de petróleo Brent avançam 0,74%, enquanto o barril WTI subia 0,77%. Esse é o primeiro movimento de alta da commodity desde de quarta-feira (04), quando a Arábia Saudita informou que irá cortar sua produção.
O dólar operava em forte alta pela manhã, na esteira da divulgação dos dados do payroll. O relatório de emprego nos Estados Unidos veio bem mais forte que o esperado, com a criação de 336 mil postos de trabalho no mês, enquanto a estimativa do Projeções Broadcast previa geração de 140 mil a 250 mil postos de trabalho, com mediana em 175 mil.
Por que a cotação dólar sobe e desce?
Quando existe maior procura pela moeda estrangeira e a taxa de câmbio sobe a níveis não desejados, o Banco Central pode vender dólares no mercado, aumentando a oferta da moeda e pressionando o preço para baixo. Desse modo, o real volta a se valorizar em comparação ao dólar e a taxa de câmbio cai.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por outro lado, quando há uma grande entrada de dólares no País, o BC pode adquirir a moeda norte-americana e injetar mais reais na economia para não permitir a queda da taxa de câmbio.