O Ibovespa opera em queda de 0,51%, aos 115.318,43 pontos na abertura do pregão desta quarta-feira (18). O índice reage aos dados econômicos divulgados na China e na Europa, além de esperar a leitura do Livro Bege nos EUA.
O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 4,9% no terceiro trimestre, ante igual período de 2022, informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS). O resultado ficou acima das estimativas de crescimento de 4,3%, mas indica uma forte desaceleração em relação ao resultado do segundo trimestre, quando o PIB cresceu 6,3%.
Já na Europa, o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 4,3% em setembro, ante 5,2% em agosto, abrindo o caminho para uma possível pausa no ciclo de aumentos de juros. Já nos Estados Unidos, os investidores ficam à espera de discursos de cindo dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), além da divulgação do Livro Bege.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O destaque corporativo vai para Sabesp (SBSP3), após o Projeto de Lei da privatização ter sido assinado ontem e enviado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ele estará disponível para análise dos deputados a partir de hoje, segundo o governador Tarcísio de Freitas.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.