A TIM (TIMS3) reportou resultados consistentes no seu balanço do terceiro trimestre, reforçando a visão otimista sobre a empresa, bem como para o setor de telecomunicações como um todo, afirmaram os analistas do Bank of America (Bofa).
Leia também
O destaque foi o crescimento robusto de serviços móveis, facilitado pela saída da Oi (OIBR4) e da Nextel do segmento nos últimos anos.
A receita de serviços móveis da TIM cresceu 7,7% na comparação anual, patamar acima do esperado pelo banco. O mesmo fenômeno também foi observado entre as demais operadoras. A Vivo reportou alta de 9% no segmento, enquanto a América Móvil (AMXB), dona da Claro, teve expansão de 10%, descreveram os analistas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Isso corrobora a nossa visão de um mercado mais racional desde a consolidação, já que a TIM e os concorrentes também registraram números fortes de receita móvel”, afirmaram os analistas Fred Mendes, Lucca Brendim e Mirela Oliveira, em relatório do Bofa.
“No futuro, acreditamos que o crescimento deverá permanecer estruturalmente mais elevado em relação aos níveis históricos, dada a racionalidade do mercado e os baixos níveis de rotatividade”, emendaram. O índice de desconexões churn foi de apenas 3%, uma redução de 0,8 ponto porcentual na comparação anual.
O crescimento consolidado da receita em um nível acima da inflação – impulsionado pelo segmento móvel – também deve levar a uma expansão das margens, estimaram os analistas do Bofa.
Eles consideraram a margem do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi uma surpresa positiva. A margem Ebitda cresceu 1,7 ponto porcentual na comparação anual e chegou a 49,7%. A melhora foi parcialmente explicada pelo fim do acordo transitório de prestação de serviços com a Oi, que onerava a TIM.
Publicidade
“Esperamos uma expansão contínua da margem Ebitda, assumindo um crescimento real da receita, já que, historicamente, a estrutura de custos da empresa de telecomunicações cresceu menos que a inflação”, afirmaram.
O time do Bofa reiterou a recomendação de compra das ações, com preço-alvo de R$ 19. Às 11h47, as ações da TIM eram negociadas a R$ 16,49, alta de 2,61%, enquanto o Ibovespa avançava 0,15%.