As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira (10), revertendo o tom positivo dos dois pregões anteriores, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, sinalizar que mais aperto monetário poderá ser necessário para combater a inflação. Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha queda de 0,85%, a 444,00 pontos.
Ontem, Powell indicou que o Fed talvez precise voltar a elevar juros para conter a inflação nos EUA diante dos sinais de força exibidos pela economia americana. Até então, prevalecia a leitura de que o banco central do país havia encerrado seu ciclo de aperto monetário, após manter os juros básicos em suas duas últimas reuniões.
Os comentários de Powell derrubaram as bolsas de Nova York ontem e impulsionaram os juros dos Treasuries (títulos da renda fixa americana). Com o mau humor alimentado pela política monetária, dados britânicos melhores do que o esperado ficaram em segundo plano. No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido se estagnou ante os três meses anteriores, mas superou previsão de queda no período.
Nesta sexta-feira, pela manhã, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de um painel promovido pelo Financial Times. No último mês, o BCE deixou seus juros inalterados, em meio a novas evidências de desaceleração da inflação na zona do euro, depois de elevá-los de forma contínua desde julho do ano passado.
Às 6h46 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,92%, a de Paris recuava 0,83% e a de Frankfurt cedia 0,66%. Já as de Milão, Madri e Lisboa registravam perdas de 0,52%, 0,30% e 0,13%, respectivamente.