• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Covid-19 torna voo de classe executiva mais parecido com o da econômica

Para economizar, algumas aéreas devem reduzir permanentemente ofertas em cabines premium

Por E-Investidor

18/09/2020 | 20:07 Atualização: 08/12/2023 | 17:35

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

(Angus Whitley e Anurag Kotoky/WP Bloomberg) – Esqueça a taça de Moet & Chandon gelado antes da decolagem, o gim tônica no meio do voo e um carrinho de sobremesas vagando depois do jantar. Voar na classe executiva não é o que costumava ser.

Leia mais:
  • Azul e Gol ganham fôlego: o que esperar do setor aéreo com a retomada das viagens
  • Os países do G20 que lideram a retomada de gastos com viagens
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os esforços para minimizar a interação humana e reduzir o risco de infecção por covid-19 estão tirando o brilho dos assentos mais caros a bordo de aeronaves comerciais. Já se foram os banquetes com vários pratos e o serviço pessoal caloroso, que já foram as marcas registradas de companhias como a Singapore Airlines e a Cathay Pacific Airways. Hoje em dia, o que resta das viagens de nível premium é funcional, higiênico e mais próximo da classe econômica – apenas com mais espaço para as pernas.

As limitações são mais uma dor de cabeça para uma indústria que luta contra um colapso quase total da demanda após anos oferecendo luxos em uma competição com outras operadoras pelos passageiros mais rentáveis.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De repente, é mais difícil diferenciar as companhias aéreas quando você tem os serviços diferenciais mais limitados. Isso torna mais difícil conquistar os clientes mais bem pagos e corre o risco de empurrar alguns para o fundo do avião.

“Não há ninguém para ajudá-lo com sua bagagem, você não é escoltado até seu assento e definitivamente não há champanhe antes do início do voo”, disse Sandra Lim, que voou na classe executiva de Los Angeles para Cingapura com a Singapore Air no mês passado. “Parece que regrediu para a classe econômica.”

A tripulação usava máscaras faciais e proteção para os olhos, evitando o contato e pontos de contato compartilhados sempre que possível, Sandra disse. Embora os passageiros pudessem pedir uma bebida, ela não era oferecida gratuitamente e não havia cardápios. As refeições vinham com tudo em uma bandeja, assim como na classe econômica, e não em pratos separados.

“Quando você tira a comida e o serviço, é apenas um meio de transporte para ir do ponto A ao B”, disse Sandra, 38 anos, consultora de alimentos e bebidas.

Publicidade

Algumas rotas para o exterior foram retomadas, mas o tráfego em todo o mundo mal começou a voltar. A demanda de passageiros internacionais caiu 92% em julho e os aviões que voavam estavam normalmente lotados, de acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês).

  • Leia também: Os países do G20 que lideram a retomada de gastos com viagens

Também não está claro até que ponto o mercado premium, que a IATA diz ter gerado 30% da receita internacional das companhias aéreas em 2019, pode se recuperar. Muitos viajantes de negócios em terra se acostumaram às videoconferências em vez de fazer visitas pessoalmente, e uma recessão global ameaça os orçamentos corporativos.

“Estamos enfrentando um caminho longo e incerto para a recuperação”, disse Ronald Lam, diretor comercial e de clientes da Cathay, na segunda-feira. “Simplesmente não sobreviveremos a menos que adaptemos nossas companhias aéreas para o novo mercado de viagens.”

A IAG SA, dona da British Airways e da Iberia, disse em julho que a demanda por lazer se recuperará antes das viagens corporativas, e esta “mudança estrutural” no mercado levará a novos layouts de cabines. Em uma teleconferência, o diretor financeiro da IAG, Stephen Gunning, disse que a British Airways aposentou seus Boeing Co. 747s mais cedo, em parte porque eles tinham muitos assentos premium.

Companhias aéreas de baixo custo como a Ryanair Holdings Plc e EasyJet PLC, em grande parte voltadas para viajantes de lazer de curta distância, provavelmente se recuperarão mais rápido do que as companhias aéreas com um foco internacional maior, disseram analistas do UBS Group AG liderados por Jarrod Castle em um relatório publicado em 21 de agosto.

Publicidade

O apelo de um assento maior, mais confortável e que vira uma cama pode ser suficiente para manter o retorno dos passageiros da classe executiva, disse Volodymyr Bilotkach, professor de Gestão de Transporte Aéreo do Instituto de Tecnologia de Cingapura. Mas isso pode ser diferente para aqueles na econômica premium.

“Nas companhias aéreas em que experimentei a oferta, este produto era mais ‘econômico’ do que ‘premium’ para começar”, disse Bilotkach. “Não sei se os passageiros estariam dispostos a pagar esse diferencial de preço agora.”

Ainda assim, as companhias aéreas precisam continuar ocupando assentos premium ou se livrar deles. De acordo com Bilotkach, um único assento da classe executiva que reclina 180 graus precisa gerar pelo menos quatro vezes o lucro de um assento da classe econômica para justificar todo o espaço que ocupa no avião.

Algumas companhias aéreas usarão a pandemia para reduzir permanentemente suas ofertas em cabines premium para economizar dinheiro, disse Jeremy Clark, que dirige a JC Consulting, com sede na Malásia, que assessora as companhias aéreas em relação a alimentação e serviços. Isso significa que muitos fornecedores dependentes de companhias aéreas vão fechar, limitando o escopo para refeições e serviços a bordo voltarem aos níveis pré-pandêmicos quando o setor se recuperar, disse ele.

Publicidade

Dito isso, “ainda haverá companhias aéreas que reconhecerão o valor que a boa comida e o serviço agregam à sua marca em troca do custo relativamente pequeno de fornecê-la”, disse Clark. “Somos seres humanos. Gostamos de ser mimados.”

Embora a covid-19 tenha reduzido a frequência do serviço de bordo, quando seguro, as companhias aéreas retornarão a um serviço culinário mais completo com cabines premium liderando o caminho, de acordo com David Loft, diretor comercial da unidade da Emirates de serviços de refeições da Associação Nacional de Transporte Aéreo de Dubai (Dnata, na sigla em inglês).

Até lá, os passageiros executivos e de primeira classe devem esperar um serviço mais reduzido e refeições mais modestas, disse o chef com estrela Michelin, Vineet Bhatia, que trabalhou com a British Airways e a Qatar Airways por quase duas décadas.

Ele disse que os viajantes não precisam se preocupar com o risco de infecção pela comida ou até mesmo por uma bebida – “tomar um uísque, com 40% de álcool, em um avião, é mais seguro do que beber um copo de água da torneira” – mas eles querem ver algumas precauções com a covid-19.

Publicidade

“O aspecto da segurança tem que ser muito visual”, disse Bhatia. “O passageiro quer ver a tripulação mantendo distância, cumprimentando-o totalmente coberta, dando-lhe sua refeição em uma caixa embrulhada e indo embora. Parece ficção científica, mas é assim.”

Mesmo isso não foi o suficiente para Graziela Guludjian, que pegou um voo de 12 horas e meia de Cingapura para Barcelona na classe executiva no mês passado. A tripulação da Singapore Air deu a ela uma bolsa com máscara, álcool em gel e lenços desinfetantes.

“Não me senti confortável”, disse Graziela, que estava voltando para a Espanha com o marido e três filhos. “Eu não queria viajar de avião, mas não tive opção. Não quero viajar de avião novamente tão cedo.”  (Tradução Romina Cácia)

  • Leia também: Finanças e viagens: o que essas duas coisas têm em comum

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Aéreas
  • Coronavírus
  • Turismo
Cotações
24/12/2025 8h54 (delay 15min)
Câmbio
24/12/2025 8h54 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Tesouro Direto atrai 240 mil investidores com títulos rendendo até 22% no ano; veja oportunidades para 2026

  • 2

    AZUL4 sai de cena: Azul adota nova forma de negociação na B3; veja o que muda

  • 3

    Sem regras padronizadas, Pix Parcelado confunde e pode sair caro; veja os riscos

  • 4

    Axia (AXIA3;AXIA6): o que muda para o investidor com a criação de nova classe de ação

  • 5

    Ibovespa hoje sobe aos 160 mil pontos após prévia da inflação, leilão de dólares do BC, PIB e PCE dos EUA

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Ceia de Natal: 5 dicas para economizar na refeição
Logo E-Investidor
Ceia de Natal: 5 dicas para economizar na refeição
Imagem principal sobre o Quina de hoje (23): SÃO R$ 10 MILHÕES SORTEADOS EM NOVO HORÁRIO; veja
Logo E-Investidor
Quina de hoje (23): SÃO R$ 10 MILHÕES SORTEADOS EM NOVO HORÁRIO; veja
Imagem principal sobre o Calendário do INSS: veja quando começam os pagamentos em 2026
Logo E-Investidor
Calendário do INSS: veja quando começam os pagamentos em 2026
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (23/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (23/12)
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: saiba qual concurso teve mais de 50 ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: saiba qual concurso teve mais de 50 ganhadores
Imagem principal sobre o IPVA 2026: veja o calendário de pagamento em São Paulo
Logo E-Investidor
IPVA 2026: veja o calendário de pagamento em São Paulo
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja números que o Gemini escolheria para ganhar R$ 1 bilhão
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja números que o Gemini escolheria para ganhar R$ 1 bilhão
Imagem principal sobre o Loteria Federal de Natal: qual a probabilidade de premiação?
Logo E-Investidor
Loteria Federal de Natal: qual a probabilidade de premiação?
Últimas:
Mega da Virada 2025: ainda dá tempo de apostar no prêmio bilionário?
Loterias
Mega da Virada 2025: ainda dá tempo de apostar no prêmio bilionário?

O concurso especial de fim de ano pode pagar o maior valor já registrado na história da modalidade

24/12/2025 | 08h00 | Por Jéssica Anjos
Por que a desconcentração bancária torna o Brasil mais rico
Einar Rivero
Por que a desconcentração bancária torna o Brasil mais rico

Aumento da concorrência no sistema financeiro faz a sociedade poupar R$ 96 bilhões em tarifas por ano

24/12/2025 | 07h30 | Por Einar Rivero
Loteria Federal: entenda se o sorteio especial de Natal já foi realizado em 2025
Loterias
Loteria Federal: entenda se o sorteio especial de Natal já foi realizado em 2025

A extração que comemora a época natalina do ano conta com mais de R$ 6,9 milhões em prêmios

24/12/2025 | 07h15 | Por Jéssica Anjos
Quina 6911: AINDA DÁ PARA APOSTAR; veja como fazer jogo na véspera de Natal
Loterias
Quina 6911: AINDA DÁ PARA APOSTAR; veja como fazer jogo na véspera de Natal

Nesta quarta-feira (24), a Caixa Econômica Federal sorteia o concurso da vez por volta das 21h no horário de Brasília

24/12/2025 | 07h00 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador