Publicidade

Tempo Real

Ibovespa renova recordes, com clima morno nos mercados internacionais

No Brasil, investidores esperam novas medidas que tragam impacto positivo para o cenário fiscal

Ibovespa renova recordes, com clima morno nos mercados internacionais
(Foto: Envato Elements)

A última semana de 2023 começa com clima morno nos mercados internacionais, mas o Índice Bovespa volta a registrar pontuação recorde nesta terça-feira (26). Mesmo com o noticiário escasso e a liquidez reduzida, o índice encontra alguma tração na alta das commodities e no avanço dos índices futuros de ações de Nova York. No exterior, persiste o monitoramento da política monetária dos Estados Unidos, enquanto no Brasil o investidor espera novas medidas que tragam impacto positivo para o cenário fiscal.

O Ibovespa chega aos últimos pregões de dezembro registrando ganho de 4,26% no mês e de 20,98% no ano. Além disso, o fluxo de capital externo está positivo em R$ 42,093 bilhões no ano, até a última quinta-feira (21). Com sucessivos recordes de pontuação nos últimos pregões, a tendência, segundo analistas, é de que o índice continue em alta, em busca de novos objetivos gráficos. Para isso, sopram favoravelmente ao mercado de ações os ventos do afrouxamento monetário no Brasil e nos Estados Unidos.

Levantamento do CME apontou nesta manhã 88% de chances de o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) iniciar os cortes de suas taxas básicas já em março.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta manhã, um dos poucos destaques foi o Boletim Focus, do Banco Central, normalmente divulgado às segundas-feiras. O documento mostrou que a expectativa para a inflação deste ano recuou mais uma vez, passando de 4,49% para 4,46%. Para 2024, foco da política monetária, a projeção passou de 3,93% para 3,91%.

No que diz respeito ao setor varejista, Casas Bahia (BHIA3) e Petz (PETZ3) estão entre as maiores altas, com +2,20% e +1,98%), respectivamente. Já o Soma (SOMA3) e Lojas Renner (LREN3) são destaques de baixa, com -2,14% e -1,19%, respectivamente.

Já no setor da mineração, quem lidera os ganhos no índice é a Vale (VALE3) com +1,17% e CSN Mineração (CMIN3), com +1,21%, amparadas pela alta de 1,34% do minério de ferro em Dalian, por serem mais expostas à commodity.

Às 11h52, o Ibovespa futuro tinha alta de 0,35%, aos 133.221 pontos.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
Este hábito parece simples, mas pode estar levando o consumo da sua geladeira às alturas
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
>