A última sessão do ano (pelo menos para nós brasileiros) reflete alguma exaustão do movimento positivo registrado ao longo das semanas anteriores – ainda que os índices futuros do S&P 500 e do Nasdaq estejam em ligeira alta nesta quinta-feira (28). Como a agenda global de indicadores prevê poucas divulgações, os investidores ainda seguem na expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) começará a reduzir juros já no primeiro semestre de 2024 (90% de chance de ser em março, segundo o que a curva americana precifica).
Fora do mundo das bolsas, o dólar opera em baixa ante outras moedas fortes, os contratos futuros do petróleo voltam a cair, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram a primeira queda (1,33%) em dias, embora ainda estejam próximos do nível mais alto desde junho de 2022. Esse tom, um pouco mais positivo, visto no pré-mercado de Nova York pode levar o Ibovespa a pontuações inéditas novamente, já que na última quarta-feira (27) o índice atingiu o quarto recorde nominal seguido.
Entre os poucos indicadores e a liquidez mais restrita dos mercados, fica no radar a entrevista do Ministro Fernando Haddad, na qual deverá anunciar medidas de compensação à desoneração da folha de pagamentos até 2027. Além disso, a confirmação de desaceleração da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e a típica disputa de final de ano para a determinação da ptax, taxa que servirá como referência para os balanços anuais, serão fatores determinantes para a formação da curva a termo.
Agenda econômica
Brasil: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA-15 ainda antes da abertura dos mercados. Logo cedo (8h), foi informado o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Mais tarde, o Ministério do Trabalho divulga o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de novembro (14h). Entre os eventos, como citado anteriormente, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede coletiva (10h).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
China: São esperados apenas os dados sobre os pedidos semanais de desemprego (10h30).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade