• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Mercado de varejo brasileiro está entre os mais caros do mundo, mostra BTG

O Índice Zara de 2024, elaborado pelo banco, mede o custo de aquisição de vestuário em vários países

Por Marcia Furlan

19/01/2024 | 18:33 Atualização: 19/01/2024 | 18:33

Varejo. (Foto: Envato Elements)
Varejo. (Foto: Envato Elements)

O Índice Zara de 2024, elaborado pelo BTG Pactual (BPAC11) para medir o custo de aquisição de vestuário em vários países, mostrou que os produtos Zara são agora 3% mais caros no Brasil do que nos EUA. No começo do ano passado, eram 1%, mas nesse intervalo o real se valorizou 9% ante o dólar.

Leia mais:
  • Novo serviço do Nubank (ROXO34) no México concorrerá com grandes varejistas
  • As apostas do mercado para se dar bem no varejo em 2024
  • Citi aponta quais varejistas tiveram bons resultados no 4º trimestre
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A pesquisa analisou uma cesta de 12 produtos, assim como nas três edições anteriores, em 54 países. O Brasil está no grupo dos mercados mais caros do mundo para os consumidores da rede varejista. Nesta edição, apenas 11 países apresentaram preços da Zara mais elevados do que os EUA.

Em relatório assinado pelos analistas Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Pedro Lima, o BTG afirma que, no início da pandemia, o consumo no Brasil foi impulsionado pela renda média adicional do auxílio emergencial e baixas taxas de juros que ajudaram na concessão de crédito e baixa inflação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No momento seguinte, houve uma inflexão nos fundamentos macroeconmico e uma recuperação desigual, com empresas expostos a famílias com rendimentos maiores registrando um desempenho superior.

Simultaneamente, dadas as restrições de rendimento, teve início um debate entre o poder da marca versus a batalha para aumentar os volumes de varejistas de preços baixos e operações de fast fashion, que se tornou ainda mais relevante à medida que a Shein e outras operações transfronteiriças ganharam espaço no Brasil.

Apesar de o País ser um lugar difícil para estrangeiros fazerem negócios, na opinião do BTG, Shopee e Shein adotaram mais sabores locais, testando lojas pop-up e estratégias de marketing brasileiras e atraindo vendedores daqui. Assim, o ímpeto deve persistir.

O banco estima que a Shein atingiu R$ 7 bilhões em GMV (Volume Bruto de Mercadorias, que refere-se ao valor total de mercadorias vendidas em um e-commerce ao longo de um período de tempo) no Brasil em 2022 e acima de R$ 10 bilhões em 2023 e tem como vantagens competitivas a velocidade de atendimento e a abordagem poderosa de mídia social, além dos preços baixos, embora sejam 70% maiores no Brasil do que nos EUA, segundo um levantamento usando uma cesta de 8 produtos em 15 países.

Publicidade

Por outro lado, comparando uma cesta de 8 produtos entre varejistas locais, a plataforma chinesa é 28% mais barata que a Renner (LREN3), 31% mais barata que a Riachuelo e 33% mais barata que a C&A.

“As recentes medidas da Shein para expandir o fornecimento local deverão diversificar a sua produção, melhorar os níveis de serviço e alavancar o já elevado envolvimento e o tráfego orgânico na sua plataforma”, escrevem os analistas.

Com um potencial aumento na tributação, é possível que a passe a competir nas mesmas condições que as empresas locais e a enfrentar desafios semelhantes na expansão da capacidade de produção local. Mas, na avaliação dos analistas, a sua rapidez de colocação no mercado e a poderosa abordagem de venda devem continuar a ser uma enorme força num mercado competitivo.

O BTG afirma que, no varejo de moda, ainda tem preferência por empresas dedicadas à alta renda em detrimento da baixa renda, apontando nomes como Vivara (VIVA3), Track&Field (TFCO4) e Arezzo (ARRZ3). São empresas que registram impulso de curto prazo, exposição à recuperação mais rápida do consumo por famílias de renda mais alta, propostas omnicanal e perspectivas ainda decentes de crescimento de longo prazo.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Brasil
  • BTG Pactual (BPAC11)
  • Conteúdo E-Investidor
  • mercado
  • Varejo
Cotações
07/11/2025 0h02 (delay 15min)
Câmbio
07/11/2025 0h02 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Maiores dividendos de 2025: veja quem mais encheu o bolso do acionista no ano

  • 2

    Última chamada para dividendos: quem ainda pode surpreender os investidores antes do ano acabar?

  • 3

    Ibovespa bate novo recorde e tem 12º dia seguido de alta; é hora de realizar lucros?

  • 4

    Lucro da Petrobras pode cair até 32% no 3T25 com dividendos acima de US$ 2 bi; veja recomendações e preços-alvo antes do balanço desta noite

  • 5

    Como investir com juros de 15% ao ano e alcançar uma boa rentabilidade; confira simulações

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Qual é o chocolate mais caro do mundo?
Logo E-Investidor
Qual é o chocolate mais caro do mundo?
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o ChatGPT Business? Veja valores
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o ChatGPT Business? Veja valores
Imagem principal sobre o Aposentadoria: veja porque você deve investir no futuro
Logo E-Investidor
Aposentadoria: veja porque você deve investir no futuro
Imagem principal sobre o Novembro de 2025: saiba qual feriado cairá em uma quinta-feira
Logo E-Investidor
Novembro de 2025: saiba qual feriado cairá em uma quinta-feira
Imagem principal sobre o O que as pessoas mais compram na Black Friday?
Logo E-Investidor
O que as pessoas mais compram na Black Friday?
Imagem principal sobre o FGTS: saiba como simular um empréstimo pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
FGTS: saiba como simular um empréstimo pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Vai ter feriado com emenda em novembro?
Logo E-Investidor
Vai ter feriado com emenda em novembro?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como fazer a recarga com o cartão de débito da Caixa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como fazer a recarga com o cartão de débito da Caixa
Últimas: Tempo Real
Santander (SANB11) paga JCP nesta sexta-feira (7); confira valores por ação
Tempo Real
Santander (SANB11) paga JCP nesta sexta-feira (7); confira valores por ação

Distribuição contempla units e ações ordinárias e preferenciais com data-com em 21 de outubro de 2025

07/11/2025 | 00h01 | Por Rafaela Navarro
Lucro da Petrobras (PETR3; PETR4) sobe 2,7% no 3T25 e supera projeções do mercado; confira o balanço
Tempo Real
Lucro da Petrobras (PETR3; PETR4) sobe 2,7% no 3T25 e supera projeções do mercado; confira o balanço

Estatal lucra US$ 6 bilhões entre julho e setembro, com alta em receita e Ebitda; resultado veio acima das estimativas

06/11/2025 | 19h54 | Por Denise Luna e Gabriela da Cunha
Petrobras (PETR3; PETR4) anuncia R$ 12,2 bi em dividendos e pagamentos em duas parcelas em 2026; veja as datas
Tempo Real
Petrobras (PETR3; PETR4) anuncia R$ 12,2 bi em dividendos e pagamentos em duas parcelas em 2026; veja as datas

Estatal distribuirá R$ 0,94 por ação, com base em política que destina 45% do fluxo de caixa livre aos acionistas quando o endividamento está controlado

06/11/2025 | 19h51 | Por Marcia Furlan
Renner (LREN3) cresce 9% no lucro e reforça caixa bilionário com avanço nas vendas de vestuário; confira o balanço
Tempo Real
Renner (LREN3) cresce 9% no lucro e reforça caixa bilionário com avanço nas vendas de vestuário; confira o balanço

Com alta nas margens e fluxo de caixa 15% maior, a varejista mantém sólida posição financeira e se destaca pela geração consistente de resultados

06/11/2025 | 19h30 | Por Ludmylla Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador