Mesmo após a empresa se posicionar dizendo que não há qualquer decisão tomada em relação à distribuição de dividendos ainda não declarados, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) apresentam mais um dia de queda. Investidores ainda reagem às declarações de Jean Paul Prates, presidente da estatal. Para a Bloomberg News, o executivo afirmou que a petroleira deve ser mais cautelosa em relação à distribuição de dividendos, à medida em que busca se tornar uma potência em energia renovável.
Também de grande peso para o Ibovespa, as ações da Vale (VALE3) sobem 0,46%, cotadas a R$ 67,05, mas não são suficientes para conduzir a Bolsa brasileira a um ritmo positivo. O movimento veio mesmo após o minério de ferro fechar em queda de 0,17% na Bolsa de Dalian, na China.
Já os papéis de grandes bancos operam no território negativo. Dentro do setor, as ações do Itaú (ITUB4) lideram as baixas, recuando 2,24%. Enquanto isso, os ativos preferenciais do Bradesco (BBDC4) cedem 1,43% e os ordinários (BBDC3), 1,12%. Já Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3) sofrem perdas de 1,66% e 0,95%, respectivamente.
No entanto, quem lidera os destaques negativos do Ibovespa são as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), em desvalorização de 7,94%. O movimento é de realização, após os papéis da rede de supermercados registrarem o maior ganho do Ibovespa por dois pregões consecutivos, com o mercado precificando a saída do Casino do controle da empresa.
Do lado contrário, as ações da Petz (PETZ3) apresentam a maior alta do índice no dia. Os papéis da varejista se aproximam de fechar fevereiro com a melhor performance do Ibovespa, enquanto acumulam ganhos acima de 28% no mês. Ao Broadcast, o analista independente Hulisses Dias explicou que o desempenho ocorreu após o aumento da participação acionária anunciado por Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz, na última semana.
Na quarta-feira (28), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 1,16%, aos 130.155,43 pontos, em meio ao forte recuo das ações da Petrobras (PETR3;PETR4).
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.