O BC divulgou há pouco o relatório de mercado Focus, que trouxe projeções para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024. Da última leitura, na semana passada, para esta, o crescimento estimado do PIB passou de 1,78% para 1,80%. Para 2025, houve manutenção dos 2%.
A expectativa para o déficit primário neste ano, por outro lado, caiu de 0,79% para 0,75%, segundo o documento. Já na leitura visando o ano que vem, houve estabilidade no indicador em 0,60%.
Para a inflação de 2024, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), houve avanço de 3,77% para 3,79%. Para 2025, o índice também apresentou leve aumento, de 3,51% para 3,52%. Já a previsão para os meses de março e abril registrou queda: de 0,24% para 0,22% neste mês e de 0,35% para 0,31% no mês de abril.
As atenções de investidores e do mercado ainda se voltam para a decisão sobre o corte de juros no País, que será divulgada amanhã, quarta-feira (20), pelo Copom, que começa a se reunir já nesta terça-feira.
*Com informações do Broadcast