• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como ensinar aos jovens que decisões financeiras geram consequências?

Jogo simula situações reais e obriga estudantes a refletirem sobre como usar bem o dinheiro

Por Evandro Mello

30/03/2024 | 7:00 Atualização: 28/03/2024 | 15:17

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Adobe Stock)
(Foto: Adobe Stock)

Vitória Martins, de 17 anos, é aluna da Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Ela tem muitos sonhos, mas não sabia exatamente como trazê-los para a realidade – uma dor de muitos adolescentes de diferentes classes sociais que é mais latente ainda nos de baixa renda.

Leia mais:
  • Como a educação financeira mudou a vida profissional de um jovem africano
  • Como falar sobre dinheiro com crianças e adolescentes? Veja as dicas
  • O que a sustentabilidade tem a ver com educação financeira?
Cotações
30/04/2026 17h56 (delay 15min)
Câmbio
30/04/2026 17h56 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso mudou na semana passada, quando foi aplicado na escola em que estuda o jogo Missão Multiplicando o Futuro, desenvolvido pela Associação Multiplicando Sonhos. A atividade, um jogo de tabuleiro, simula a vida real de uma jovem de baixa renda e obriga os participantes a tomarem decisões financeiras por ela, visando um objetivo específico.

“O jogo me mostrou que se eu conseguir organizar o meu dinheiro da maneira correta consigo realizar os meus sonhos”, disse Vitória. “Foi muito divertido. Falamos sobre como gerenciar melhor o nosso dinheiro – um aprendizado que, infelizmente, muitos jovens da minha idade não têm. Vou levar esse ensinamento pro resto da vida.”

Publicidade

O que o jovem faz durante o jogo, de maneira divertida e descontraída, é uma reprodução da prática do dia a dia. Assim como a personagem do jogo de tabuleiro, eles também têm que tomar decisões financeiras que impactam em seu futuro e de sua família.

Saindo do “modo automático”

De forma atrativa e divertida, a proposta é fazer os adolescentes saírem do “modo automático”, refletirem sobre as decisões financeiras tomadas e discutirem o assunto com os colegas, deixando de lado o tabu que muitas vezes é atrelado ao dinheiro. Tudo isso feito de forma lúdica e simples, desmistificando a ideia de que tratar das finanças é algo chato ou difícil.

Nas palavras do aluno Lucas Müller, de 17 anos, “é uma abordagem interessante sobre como estabelecer uma relação saudável com o dinheiro”. De acordo com o jovem, a atividade o fez aprender sobre “a importância da organização financeira” e “como melhorar gradualmente nesse aspecto e em muitos outros”.

“O jogo estimula que a aprendizagem aconteça de forma mais natural e espontânea para o aluno. ‘Brincando’, ele faz diversas conexões e a aprendizagem se faz significativa”, ressalta Lia Caroline Pereira, professora na Antônio Alves Cruz. “Os alunos ficaram encantados com o jogo e toda a dinâmica. Participaram super empolgados e saíram da sala contando um monte de coisas que aprenderam”.

A diretora da escola, Marcia Benedicto, agradeceu a participação da Multiplicando Sonhos nas atividades escolares da instituição e disse que as lições serão muito valiosas, tanto no sentido de integrar os aprendizados do itinerário de matemática e das aulas de projeto de vida, que já fazem parte do currículo da escola, quanto ao ajudar a preparar os estudantes para uma possível aprovação em universidade pública.

Publicidade

“Nós temos um desafio que é de instruir os alunos e a família a fazerem uma reserva financeira para o caso de o aluno que vai para a universidade pública em outra cidade consiga pagar pelo primeiro mês de aluguel e alimentação, até sair o auxílio do qual têm direito”, diz Marcia. “Muitos dos nossos alunos são de classe baixa e esse é um desafio para as famílias.”

Nós da Multiplicando Sonhos trabalhamos para unir forçar com a escola pública e disseminar os conhecimentos de educação financeira para formar jovens conscientes em relação ao uso do dinheiro, e um cidadão que entenda sobre os conceitos básicos de finanças pessoais, para que possivelmente eles possam tirar os seus sonhos do papel.

Vamos juntos Somar para Multiplicar!!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Dicas
  • dinheiro
  • Educação Financeira
  • estratégias
  • Familias
  • Finanças
  • Jogos
  • São Paulo

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 4

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 5

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

Publicidade

Quer ler as Colunas de Evandro Mello em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Imagem principal sobre o Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Logo E-Investidor
Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Últimas: Colunas
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos
Fabrizio Gueratto
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos

O avanço dos FIDCs para R$ 800 bilhões marca o fim do amadorismo e exige tecnologia para enfrentar a alta inadimplência

30/04/2026 | 14h34 | Por Fabrizio Gueratto
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor
Einar Rivero
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor

Patrimônio mais que dobra em dois anos, base de investidores avança e diversificação consolida ativo como peça cada vez mais relevante na carteira do brasileiro

29/04/2026 | 14h22 | Por Einar Rivero
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador