• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como ensinar aos jovens que decisões financeiras geram consequências?

Jogo simula situações reais e obriga estudantes a refletirem sobre como usar bem o dinheiro

Por Evandro Mello

30/03/2024 | 7:00 Atualização: 28/03/2024 | 15:17

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Adobe Stock)
(Foto: Adobe Stock)

Vitória Martins, de 17 anos, é aluna da Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Ela tem muitos sonhos, mas não sabia exatamente como trazê-los para a realidade – uma dor de muitos adolescentes de diferentes classes sociais que é mais latente ainda nos de baixa renda.

Leia mais:
  • Como a educação financeira mudou a vida profissional de um jovem africano
  • Como falar sobre dinheiro com crianças e adolescentes? Veja as dicas
  • O que a sustentabilidade tem a ver com educação financeira?
Cotações
08/05/2026 20h05 (delay 15min)
Câmbio
08/05/2026 20h05 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso mudou na semana passada, quando foi aplicado na escola em que estuda o jogo Missão Multiplicando o Futuro, desenvolvido pela Associação Multiplicando Sonhos. A atividade, um jogo de tabuleiro, simula a vida real de uma jovem de baixa renda e obriga os participantes a tomarem decisões financeiras por ela, visando um objetivo específico.

“O jogo me mostrou que se eu conseguir organizar o meu dinheiro da maneira correta consigo realizar os meus sonhos”, disse Vitória. “Foi muito divertido. Falamos sobre como gerenciar melhor o nosso dinheiro – um aprendizado que, infelizmente, muitos jovens da minha idade não têm. Vou levar esse ensinamento pro resto da vida.”

Publicidade

O que o jovem faz durante o jogo, de maneira divertida e descontraída, é uma reprodução da prática do dia a dia. Assim como a personagem do jogo de tabuleiro, eles também têm que tomar decisões financeiras que impactam em seu futuro e de sua família.

Saindo do “modo automático”

De forma atrativa e divertida, a proposta é fazer os adolescentes saírem do “modo automático”, refletirem sobre as decisões financeiras tomadas e discutirem o assunto com os colegas, deixando de lado o tabu que muitas vezes é atrelado ao dinheiro. Tudo isso feito de forma lúdica e simples, desmistificando a ideia de que tratar das finanças é algo chato ou difícil.

Nas palavras do aluno Lucas Müller, de 17 anos, “é uma abordagem interessante sobre como estabelecer uma relação saudável com o dinheiro”. De acordo com o jovem, a atividade o fez aprender sobre “a importância da organização financeira” e “como melhorar gradualmente nesse aspecto e em muitos outros”.

“O jogo estimula que a aprendizagem aconteça de forma mais natural e espontânea para o aluno. ‘Brincando’, ele faz diversas conexões e a aprendizagem se faz significativa”, ressalta Lia Caroline Pereira, professora na Antônio Alves Cruz. “Os alunos ficaram encantados com o jogo e toda a dinâmica. Participaram super empolgados e saíram da sala contando um monte de coisas que aprenderam”.

A diretora da escola, Marcia Benedicto, agradeceu a participação da Multiplicando Sonhos nas atividades escolares da instituição e disse que as lições serão muito valiosas, tanto no sentido de integrar os aprendizados do itinerário de matemática e das aulas de projeto de vida, que já fazem parte do currículo da escola, quanto ao ajudar a preparar os estudantes para uma possível aprovação em universidade pública.

Publicidade

“Nós temos um desafio que é de instruir os alunos e a família a fazerem uma reserva financeira para o caso de o aluno que vai para a universidade pública em outra cidade consiga pagar pelo primeiro mês de aluguel e alimentação, até sair o auxílio do qual têm direito”, diz Marcia. “Muitos dos nossos alunos são de classe baixa e esse é um desafio para as famílias.”

Nós da Multiplicando Sonhos trabalhamos para unir forçar com a escola pública e disseminar os conhecimentos de educação financeira para formar jovens conscientes em relação ao uso do dinheiro, e um cidadão que entenda sobre os conceitos básicos de finanças pessoais, para que possivelmente eles possam tirar os seus sonhos do papel.

Vamos juntos Somar para Multiplicar!!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Dicas
  • dinheiro
  • Educação Financeira
  • estratégias
  • Familias
  • Finanças
  • Jogos
  • São Paulo

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Gringos impulsionam o Ibovespa, small caps ficam para trás e criam oportunidade

  • 2

    IPO da Compass vai reabrir janela na B3? Entenda por que retomada ainda pode demorar

  • 3

    Dividendos em maio: bancos e corretoras ajustam carteiras, mas reforçam apostas; veja o que comprar

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em alta com aposta por acordo entre EUA e Irã; petróleo tomba

  • 5

    As small caps mais recomendadas para investir em maio, segundo 7 bancos e corretoras

Publicidade

Quer ler as Colunas de Evandro Mello em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Logo E-Investidor
Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Imagem principal sobre o 3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Logo E-Investidor
3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Imagem principal sobre o Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Logo E-Investidor
Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Imagem principal sobre o 1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Logo E-Investidor
1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Últimas: Colunas
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto
Eduardo Mira
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto

Tesouro Nacional lança título com liquidez instantânea via Pix, sem ideal para reserva de emergência

08/05/2026 | 14h23 | Por Eduardo Mira
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos
William Eid
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos

Investir em ouro ou criptoativos não é sinal de maturidade financeira; a verdadeira sofisticação está em investir com base em objetivos

07/05/2026 | 17h18 | Por William Eid
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã

É a síndrome do 'venci na vida' parcelada em 60 vezes

07/05/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto
Lula vai a Washington vender o que ainda não tem
Thiago de Aragão
Lula vai a Washington vender o que ainda não tem

Pressionado internamente e diante de um Trump em busca de minerais críticos, Lula chega aos EUA com uma carta poderosa — mas sem a estrutura para capturar seu valor

06/05/2026 | 17h52 | Por Thiago de Aragão

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador