• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como ensinar aos jovens que decisões financeiras geram consequências?

Jogo simula situações reais e obriga estudantes a refletirem sobre como usar bem o dinheiro

Por Evandro Mello

30/03/2024 | 7:00 Atualização: 28/03/2024 | 15:17

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Adobe Stock)
(Foto: Adobe Stock)

Vitória Martins, de 17 anos, é aluna da Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Ela tem muitos sonhos, mas não sabia exatamente como trazê-los para a realidade – uma dor de muitos adolescentes de diferentes classes sociais que é mais latente ainda nos de baixa renda.

Leia mais:
  • Como a educação financeira mudou a vida profissional de um jovem africano
  • Como falar sobre dinheiro com crianças e adolescentes? Veja as dicas
  • O que a sustentabilidade tem a ver com educação financeira?
Cotações
20/05/2026 5h58 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2026 5h58 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso mudou na semana passada, quando foi aplicado na escola em que estuda o jogo Missão Multiplicando o Futuro, desenvolvido pela Associação Multiplicando Sonhos. A atividade, um jogo de tabuleiro, simula a vida real de uma jovem de baixa renda e obriga os participantes a tomarem decisões financeiras por ela, visando um objetivo específico.

“O jogo me mostrou que se eu conseguir organizar o meu dinheiro da maneira correta consigo realizar os meus sonhos”, disse Vitória. “Foi muito divertido. Falamos sobre como gerenciar melhor o nosso dinheiro – um aprendizado que, infelizmente, muitos jovens da minha idade não têm. Vou levar esse ensinamento pro resto da vida.”

Publicidade

O que o jovem faz durante o jogo, de maneira divertida e descontraída, é uma reprodução da prática do dia a dia. Assim como a personagem do jogo de tabuleiro, eles também têm que tomar decisões financeiras que impactam em seu futuro e de sua família.

Saindo do “modo automático”

De forma atrativa e divertida, a proposta é fazer os adolescentes saírem do “modo automático”, refletirem sobre as decisões financeiras tomadas e discutirem o assunto com os colegas, deixando de lado o tabu que muitas vezes é atrelado ao dinheiro. Tudo isso feito de forma lúdica e simples, desmistificando a ideia de que tratar das finanças é algo chato ou difícil.

Nas palavras do aluno Lucas Müller, de 17 anos, “é uma abordagem interessante sobre como estabelecer uma relação saudável com o dinheiro”. De acordo com o jovem, a atividade o fez aprender sobre “a importância da organização financeira” e “como melhorar gradualmente nesse aspecto e em muitos outros”.

“O jogo estimula que a aprendizagem aconteça de forma mais natural e espontânea para o aluno. ‘Brincando’, ele faz diversas conexões e a aprendizagem se faz significativa”, ressalta Lia Caroline Pereira, professora na Antônio Alves Cruz. “Os alunos ficaram encantados com o jogo e toda a dinâmica. Participaram super empolgados e saíram da sala contando um monte de coisas que aprenderam”.

A diretora da escola, Marcia Benedicto, agradeceu a participação da Multiplicando Sonhos nas atividades escolares da instituição e disse que as lições serão muito valiosas, tanto no sentido de integrar os aprendizados do itinerário de matemática e das aulas de projeto de vida, que já fazem parte do currículo da escola, quanto ao ajudar a preparar os estudantes para uma possível aprovação em universidade pública.

Publicidade

“Nós temos um desafio que é de instruir os alunos e a família a fazerem uma reserva financeira para o caso de o aluno que vai para a universidade pública em outra cidade consiga pagar pelo primeiro mês de aluguel e alimentação, até sair o auxílio do qual têm direito”, diz Marcia. “Muitos dos nossos alunos são de classe baixa e esse é um desafio para as famílias.”

Nós da Multiplicando Sonhos trabalhamos para unir forçar com a escola pública e disseminar os conhecimentos de educação financeira para formar jovens conscientes em relação ao uso do dinheiro, e um cidadão que entenda sobre os conceitos básicos de finanças pessoais, para que possivelmente eles possam tirar os seus sonhos do papel.

Vamos juntos Somar para Multiplicar!!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Dicas
  • dinheiro
  • Educação Financeira
  • estratégias
  • Familias
  • Finanças
  • Jogos
  • São Paulo

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 4

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 5

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

Publicidade

Quer ler as Colunas de Evandro Mello em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Últimas: Colunas
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final
Einar Rivero
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final

Empresas listadas na Bolsa ampliam receitas, melhoram margens e entregam crescimento de lucro mesmo sob juros elevados e crédito restrito no início de 2026

19/05/2026 | 16h05 | Por Einar Rivero
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom
Marcelo Toledo
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom

Choque global da commodity pressiona preços, mas salários aquecidos, alimentos e demanda doméstica também dificultam cortes mais agressivos da Selic

19/05/2026 | 14h13 | Por Marcelo Toledo
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador