A sessão desta segunda-feira (8) é positiva para o Ibovespa, a partir do forte avanço de 3,19% do minério de ferro nesta madrugada na China – após anúncio de novos estímulos ao setor siderúrgico pelo governo em meio a riscos ao cumprimento da meta de crescimento de cerca de 5% do PIB do país neste ano –, e certo alívio observado nos prêmios da curva futura de juros.
Leia também
O movimento positivo ocorre também a despeito da queda nos preços do petróleo e dos receios com a possibilidade de troca de comando na Petrobras, que parecem ter pouco efeito sobre as ações da companhia no momento. No cenário macroeconômico, o clima ainda é de cautela, principalmente em relação à trajetória dos juros, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Além disso, os investidores também monitoram a notícia de que o governo pode flexibilizar a meta de resultado primário de 2025. Às 14h11, o Ibovespa subia 1,42% aos 128.601 pontos, com recuo do dólar frente ao real de 0,70%, cotado a R$ 5,03.
No exterior, em dia de agenda escassa, o mercado se dividiu nas apostas para o início do relaxamento monetário pelo FED entre junho e julho, enquanto investidores aguardam mais dados de inflação, ata do FED e novos comentários dos banqueiros centrais ao longo da semana.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Após grande volatilidade desde o início do dia, os retornos dos Treasuries iniciam a tarde com viés de alta, enquanto os índices de Nova York operam bem próximos da estabilidade. Já na Europa, as bolsas encerraram o dia em alta, em uma recuperação parcial da queda superior a 1% da sexta-feira, após dado acima do esperado da produção alemã ajudar no movimento positivo.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade