Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Por que mudou? Mudou por quê? Ata do Copom é foco das atenções

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa

Antes de novos dados de inflação na maior economia do mundo, os mercados mostram oscilações bastante contidas, mas com um ligeiro viés positivo nesta manhã de terça-feira (14). Além da inflação ao produtor americano, conhecida ainda antes da abertura dos mercados por lá, os investidores estarão atentos aos sinais emitidos pelo presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, que fala em um painel em Amsterdã (11h), na Holanda.

Em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) de 10 anos recuam, o dólar opera de lado frente às demais moedas fortes, os contratos futuros do petróleo devolvem parte da alta da véspera, antes da divulgação das perspectivas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), com investidores atentos aos sinais sobre se as restrições à oferta serão prolongadas, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 0,75% na madrugada em Dalian, depois que uma grande incorporadora chinesa entrou em default – em mais um sinal de que a crise do setor imobiliário está longe de terminar no gigante asiático.

Por aqui, enquanto não contamos com uma referência mais forte vinda de fora, o foco será o conteúdo da última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), além do resultado do volume de serviços prestados em março. Em paralelo, não está descartada uma frustração com os resultados da Petrobras (PETR3; PETR4), com impacto proporcional no desempenho do Ibovespa hoje.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 14/05:

Brasil: A ata do Copom foi divulgada logo cedo (8h), seguida pela Pesquisa Mensal de Serviços de março (9h). Para o dado de atividade, a mediana das estimativas indica crescimento de 0,3%, após queda de 0,9% em fevereiro, em razão do bom momento do mercado de trabalho e do crescimento da renda.

Entre os eventos do dia, o grupo Lide realiza encontro em Nova York (10h20), o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, tem audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado (9h), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne (10h) com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), realiza reunião de líderes (12h). Durante a tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza reuniões com Ministros e, mais tarde (15h), anuncia novas medidas para o Rio Grande do Sul.

EUA: Estão programados os dados de inflação ao produtor (PPI) de abril (9h30). A diretora do Fed, Lisa Cook, também discursa hoje (10h10).

Publicidade

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.