Tempo Real

Adriano Pires: “O modelo de economia mista da Petrobras (PETR4) é falido”

Adriano Pires diz que a companhia está voltando a repetir erros do passado com investimentos esparsos

Adriano Pires: “O modelo de economia mista da Petrobras (PETR4) é falido”
Petrobras. (Foto: Wilton Junior/Estadão)

O economista e sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) Adriano Pires afirmou durante o TAG Summit, evento ocorrido na tarde desta terça (14), que vê com preocupação a situação da Petrobras (PETR4). Para ele, o modelo de economia mista (que une capital de investidores privados e da União) da petroleira é falido, já que todos os governantes tem uma relação de “posse” com a estatal.

“O presidente Lula só falta passar para o imposto de renda (IR) dele. O ex-presidente Jair Bolsonaro também achava”, disse Pires. O especialista vê a estatal voltando a repetir erros do passado com investimentos esparsos, em segmentos considerados pouco rentáveis, como refinarias. ” Não vai dar certo, vai ser um horror outra vez”, afirmou.

Demissão de Jean Paul Prates

Na noite desta terça (14), poucas horas após a fala de Pires, o CEO da Petrobras foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O executivo Jean Paul Prates deve ser substituído por Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Os ADRs da Petrobras no exterior entraram em queda no pós-mercado e a leitura é de que, na Bolsa brasileira, os papéis devem sofrer grandes perdas na sessão de quarta (15).

Leia mais sobre os impactos da demissão de Prates nesta reportagem.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos