O economista e sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) Adriano Pires afirmou durante o TAG Summit, evento ocorrido na tarde desta terça (14), que vê com preocupação a situação da Petrobras (PETR4). Para ele, o modelo de economia mista (que une capital de investidores privados e da União) da petroleira é falido, já que todos os governantes tem uma relação de “posse” com a estatal.
“O presidente Lula só falta passar para o imposto de renda (IR) dele. O ex-presidente Jair Bolsonaro também achava”, disse Pires. O especialista vê a estatal voltando a repetir erros do passado com investimentos esparsos, em segmentos considerados pouco rentáveis, como refinarias. ” Não vai dar certo, vai ser um horror outra vez”, afirmou.
Demissão de Jean Paul Prates
Na noite desta terça (14), poucas horas após a fala de Pires, o CEO da Petrobras foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O executivo Jean Paul Prates deve ser substituído por Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Os ADRs da Petrobras no exterior entraram em queda no pós-mercado e a leitura é de que, na Bolsa brasileira, os papéis devem sofrer grandes perdas na sessão de quarta (15).
Leia mais sobre os impactos da demissão de Prates nesta reportagem.