Os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) caíram nesta terça-feira (14), depois que o mercado adotou interpretação mais benigna sobre o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), embora o dado tenha superado previsões de analistas. O cenário amplia as expectativas pela inflação ao consumidor (CPI), que será divulgada amanhã.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o retorno da T-note de 2 anos caía a 4,821%, o da T-note de 10 anos cedia a 4,448% e o do T-bond de 30 anos baixava a 4,596%.
Em um primeiro momento, a reação imediata ao PPI induziu fôlego às taxas da renda fixa. O indicador subiu 0,5% em abril ante março, acima do esperado. No entanto, o ímpeto se esvaiu pouco tempo depois, em meio a uma reavaliação sobre os detalhes da leitura.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para começar, os números de março foram revisados para baixo. Ainda mais importante, os componentes monitorados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) permaneceram comportados. “Embora o PPI tenha vindo solidamente acima do consenso, as implicações políticas foram mistas à luz das revisões em baixa de março e do fato de vários subcomponentes que alimentam as estimativas do PCE terem vindo um pouco mais comedidos”, resume o BMO Capital Markets.
O próprio presidente do Fed, Jerome Powell, definiu como “misto” o resultado do PPI. Durante evento na Holanda, Powell reforçou que a política deve seguir restritiva até que haja confiança sobre a inflação, mas também comentou que não espera um aumento da taxa básica à frente. Os rendimentos reduziram as perdas em meio às declarações, mas o movimento não foi duradouro.
Agora, o foco se volta para a divulgação do CPI de abril amanhã pela manhã. A mediana de previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast aponta avanço de 0,4% na comparação mensal e de 3,4% no confronto anual, níveis semelhantes às leituras de março.