Publicidade

Mercado

Campeã do mundo em valorização, ação salta 900% e despenca após operação suspeita

Caso envolve papel negociado em uma das mais famosas bolsas do mundo; entenda

Campeã do mundo em valorização, ação salta 900% e despenca após operação suspeita
Solowin Holdings é uma empresa de investimentos que valorizou 900% em 2024. (Foto: AdobeStock)

As ações da Solowin (SWIN) viviam um período de bonança no paraíso ao longo deste ano. Do dia 1º de janeiro até 20 de maio, sua alta alcançou incríveis 900%, tornando-se a campeã do mundo em valorização até aquele o momento. A partir daí a maré virou e o despencou 85% desde então, de acordo com os dados da Economatica.

Trata-se de uma pequena holding de Hong Kong, especializada em investimentos. Por meio da sua plataforma Solomon Pro, oferece serviços de corretagem de títulos, finanças corporativas, consultoria de investimentos e gestão de ativos. Negociada na Nasdaq, uma das bolsas de Nova York, a empresa está avaliada em US$ 167 milhões e possui 16 funcionários. O acionista majoritário é o próprio dono.

Segundo Enzo Pacheco, analista de mercados internacionais da Empiricus Research, esse parece ser um caso claro de ‘pump and dump’ (em português, inflar e descartar), uma expressão que se refere à prática em que ativos são impulsionados artificialmente e rapidamente vendidos, prejudicando investidores. “É uma estratégia lucrativa. Quando se trata de empresas menores como a Solowin, investidores ficam ainda mais suscetíveis à manipulação”, diz o especialista.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É possível encontrar investidores recomendando a compra das ações da companhia no Reddit, plataforma de fóruns de discussão. Pacheco alerta para que haja cuidado ao se deparar com esses incentivos. De acordo com o analista, o investidor que postou pode já ter realizado parte dos ganhos e está apenas estimulando outros a comprarem. Isso pode levar os menos experientes a adquirirem papéis sem valor real.

Já Gerson Brilhante, analista da Levante Investimentos, possui uma visão diferenciada. Para ele, a valorização súbita das ações da Solowin aconteceu por conta de uma combinação de estratégias de expansão e inovação. Isso resultou em um aumento na confiança do mercado. “A empresa anunciou um plano de expansão estratégica, incluindo a entrada no setor de gestão de patrimônio privado, para diversificar suas fontes de receita e melhorar a oferta de serviços financeiros”, diz.

Além disso, a holding fortaleceu suas parcerias, especialmente com a OSL – a divisão de ativos digitais do BC Technology Group, única empresa de Hong Kong listada que se dedica publicamente a ativos digitais – para facilitar a negociação de ETFs (fundo de investimento negociado em bolsa como se fosse uma ação). Essas parcerias foram vistas como uma forma de posicionar a empresa na vanguarda da inovação financeira, aumentando ainda mais a confiança dos investidores​.

Vale a pena investir na Solowin em busca de nova alta?

Por ser uma empresa ainda pouco conhecida, há divergência entre os especialistas sobre a causa do movimento de alta e queda acentuados. Porém, ambos são categóricos ao avaliarem a compra como não recomendável para o investidor.

Segundo Gerson Brilhante, não se trata de uma empresa para investir, mas para especular. “A companhia está em um mercado em que existe uma grande regulamentação e manipulação governamental pelo Estado chinês. Esse é um dos motivos da empresa já acumular uma queda acentuada”, afirma.

“Investimentos de curto prazo podem ser arriscados e é importante entender a empresa antes de investir”, diz o analista Enzo Pacheco, que também aconselha cautela para o investidor. “Muitas vezes essas manipulações são disfarçadas de liberdade de expressão, mas para mim, é claramente manipulação de mercado.”

Publicidade