O Imposto de Renda (IR) 2024 está na sua reta final. Contribuintes devem prestar contas à Receita Federal até sexta-feira (31), informando os rendimentos, tributáveis ou não, recebidos pelo contribuinte durante um ano de referência. A declaração indica, ainda, os bens adquiridos no período, como carros, imóveis e títulos, funcionando como um meio de acompanhar a evolução patrimonial dos brasileiros.
Leia também
A multa para quem não entregar a declaração dentro do prazo legal estabelecido corresponde a 1% ao mês sobre a quantia integral de Imposto de Renda devido. A pena, contudo, começa com um valor mínimo de R$ 165,74 e vai até um limite máximo de 20% do valor declarado no documento. Enquanto não fizer o envio, o CPF do contribuinte fica na situação “pendente de regularização”.
Vale lembrar que o último dia para declarar é durante o feriado prolongado de Corpus Christi, portanto, os atendimentos devem ser feitos até quarta-feira (29).
Onde enviar e acompanhar a declaração do IR 2024
As declarações podem ser enviadas pelo Portal e-CAC, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) – que pode ser baixado neste link – ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets, nos sistemas Android e iOS. É possível acompanhar a declaração para verificar a situação da entrega neste site da Receita.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No caso do contribuinte perceber algum erro em sua declaração, é preciso enviar uma retificação – que também pode ser encontrada no site da Receita – para que não seja submetido a uma análise mais detalhada, conhecida como “cair na malha fina“.
Calendário de restituições
O prazo de entrega dos informes ao Fisco é o dia 31 de maio, que também marca o início da distribuição dos lotes de restituição. O pagamento segue o seguinte cronograma:
- 1° lote: 31 de maio;
- 2° lote: 28 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 30 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
A Receita possui uma ordem de preferência para pagar as restituições, sendo elas:
- 1°: idosos acima de 80 anos;
- 2°: idosos acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- 3°: contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4°: contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- 5°: demais pessoas.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão