O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (28), impactado pelo movimento de baixa dos papéis da Vale (VALE3), que possuem o maior peso para a composição do índice. A principal referência da B3 terminou o dia em desvalorização de 0,58%, aos 123.779,54 pontos, oscilando entre máxima a 125.392,39 pontos e mínima a 123.537,03 pontos.
Leia também
Esse foi o menor nível de fechamento desde 14 de novembro de 2023, então aos 123.165,76 pontos, segundo informações do Broadcast.
Pela manhã, investidores monitoraram a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio, que apresentou alta de 0,44% no mês, 0,23 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em abril (0,21%). Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram resultados positivos no período. As maiores variações vieram dos grupos de saúde e cuidados pessoais (1,07%) e de transportes (0,77%).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O mercado reagiu positivamente ao resultado do IPCA-15, o que contribuiu para o Ibovespa subir pela manhã. Durante a tarde, no entanto, o índice se consolidou em queda, em meio às baixas generalizadas das ações de sua carteira, com grande peso dos bancos e da Vale (VALE3). Os ativos da empresa recuaram refletindo a queda de 2,11% do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China.
Nem mesmo a valorização das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) ajudou a frear as perdas do Ibovespa. Além do desempenho positivo dos contratos futuros de petróleo, os papéis da companhia se beneficiaram da boa recepção do mercado em relação à nova CEO da empresa. Conforme mostramos nesta matéria, especialistas acreditam que o discurso de Magda Chambriard mostra que a companhia continuará com foco na expansão para entregar melhor rentabilidade ao investidor.
Entre os principais destaques negativos do Ibovespa, estiveram os papéis do Magazine Luiza (MGLU3), que estenderam as perdas dos último pregões. Na segunda-feira (27), as ações da varejista passaram a ser agrupadas na proporção de 10 para 1. Quando uma operação de agrupamento é realizada, o número de ações em circulação de uma empresa é reduzido, enquanto o valor nominal das ações é aumentado na proporção inversa.
As ações do Pão de Açúcar (PCAR3), por sua vez, avançaram e ficaram entre as maiores altas do índice, beficiadas pelo recuo dos juros futuros, após o IPCA-15 de maio vir abaixo das expectativas. “Pão de Açúcar é a ação do setor mais desvalorizada no ano, acumulando queda de 20% em 2024, então tem mais espaço de alta”, afirmou Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, ao Broadcast.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.