A sexta-feira (7) foi movimentada nos mercados após a leitura dos dados do mercado de trabalho (payroll), nos Estados Unidos. Foram criadas 272 mil vagas de trabalho no mês de maio ante previsão de 185 mil empregos.
Leia também
O número, em conjunto com o aumento maior que o esperado nos salários por hora mostrou que o mercado de trabalho segue forte, sendo, portanto, um obstáculo para a queda da inflação e naturalmente para a redução dos juros por lá. A reação foi imediata, com alta dos juros dos Treasuries.
Nas bolsas, a sessão foi de baixa nas praças da Europa, EUA e Brasil. Por aqui, além do cenário internacional negativo, o dia foi de forte alta dos juros futuros, impactados tanto pelo avanço dos títulos americanos como pela preocupação doméstica com as medidas tributárias e a trajetória fiscal.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste ambiente, o Ibovespa encerrou em queda forte de 1,73%, aos 120.767 pontos e volume financeiro de R$ 21,6 bilhões, enquanto o dólar subiu 1,4%, aos R$ 5,32.
Na próxima semana, a agenda econômica volta a ganhar destaque com os dados de inflação ao consumidor no Brasil e nos Estados Unidos, além da decisão de política monetária do FOMC.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.