O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (7) e devolveu os ganhos observados na véspera, quando teve o primeiro respiro após seis baixas seguidas. O índice hoje perdeu a linha de 121 mil pontos e renovou a sua cotação mínima de encerramento do ano, terminando o dia em desvalorização de 1,73%, aos 120.767,19 pontos.
Leia também
A Bolsa brasileira foi penalizada pela alta dos juros futuros e do dólar. A moeda americana avançou 1,42% e encerrou a sessão cotada a R$ 5,324, após a surpresa com o payroll (relatório oficial de empregos dos Estados Unidos), que mostrou um mercado de trabalho aquecido, o que contrariou as expectativas dos investidores depois dos dados de emprego mais fracos do início da semana.
O payroll mostrou que a economia do país criou 272 mil empregos em maio, em termos líquidos. O resultado veio acima do topo das expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que variavam de 120 mil a 220 mil postos de trabalho, com mediana de 185 mil. “Isso reforçou a posição do Federal Reserve (Fed) de maior cautela antes de iniciar o corte de juros, uma vez que os dados ainda mostram uma atividade econômica forte, com impacto sobre a inflação”, explica Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre as maiores quedas do Ibovespa, o destaque ficou paras as ações mais sensíveis a mudanças na percepção em relação ao patamar de juros atuais. As ações da LWSA (LWSA3) ficaram entre os principais destaques negativos, devolvendo os ganhos observados na quinta-feira (6), quando subiram 6,22% e registraram a principal alta do índice, após a notícia de que a companhia avança em conta digital e de crédito.
Quem também sofreu nesta sexta-feira (7) foram os papéis de varejistas como o Magazine Luiza (MGLU3), que foram penalizadas pela expectativa de apenas um corte de juros nos Estados Unidos em 2024 ou até mesmo nenhum, o que dificulta o trabalho do Banco Central em reduzir a Selic por aqui.
Na ponta oposta do Ibovespa, poucas ações conseguiram se manter no campo positivo. Os papéis da Embraer (EMBR3) ficaram entre as maiores altas, já que a empresa, por ser exportadora, é impulsionada pelo avanço do dólar.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.