As bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York sobem, após a leitura positiva de indicadores econômicos na China. A produção industrial do país subiu 6,9% em outubro na comparação anual, enquanto as vendas no varejo avançaram 4,3% no mesmo período. O bom humor reflete também a assinatura, neste domingo, de um acordo comercial envolvendo 15 economias da Ásia e do Pacífico. Entre as commodities, o petróleo opera com viés positivo. Além dos indicadores, os investidores seguem de olho no avanço da covid-19 em diversos países e a transição do governo nos Estados Unidos.
Leia também
No Brasil, a semana começa com a avaliação do resultado das eleições municipais. Na bolsa, após boa performance na semana passada, o Ibovespa pode seguir trajetória positiva, em linha com seus pares externos.
Agenda econômica
BRASIL: A semana começa com a tradicional Pesquisa Focus, do Banco Central. Entre os eventos, destaque hoje para entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para falar sobre o lançamento do PIX. Nos próximos dias estão programadas as segundas prévias de novembro do IPC-Fipe (terça-feira) e do IGP-M (quarta-feira), a sondagem da indústria de outubro (quinta-feira) e o relatório bimestral de avaliação de despesas e receitas primárias (sexta-feira).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: A agenda reserva hoje o índice de atividade manufatureira de novembro (10h30). Nos próximos dias, os destaques são as vendas no varejo e a produção industrial em outubro.
JAPÃO: O PIB do país subiu 5% no terceiro trimestre ante o anterior, o primeiro crescimento em quatro trimestres e a maior expansão desde 1980. Em bases anualizadas, houve expansão de 21,4%, ante consenso de 18,9% de economistas.