O benefício segue o mesmo calendário do Bolsa Família. Neste mês, o valor foi mantido em R$ 102, devido às recentes reduções no preço do botijão. Vale lembrar que o auxílio é pago a cada dois meses e tem duração prevista até o fim de 2026.
Segundo a Caixa, desde a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg. Normalmente, o valor corresponde a 50% da média do preço nacional de referência do botijão.
Podem receber todas as famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as que recebem benefícios de programas do governo, e tenham, pelo menos, um integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no CadÚnico. No entanto, elas precisam manter o registro do CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses.
Além disso, serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.