O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) é um compromisso anual obrigatório para todos os proprietários de carros, motos e outros automotores no Brasil.
Leia também
Além de garantir a regularidade do veículo para circular nas vias, o pagamento do imposto também garante o acesso a serviços essenciais como emissão de documento novo e transferência de propriedade.
Este procedimento, gerenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), exige que os proprietários de veículos paguem uma taxa anualmente para confirmar que o veículo está regularizado perante o órgão de trânsito de cada estado. Entretanto, muitos condutores ainda têm dúvidas sobre como realizar corretamente esse pagamento.
Como pagar o licenciamento?
Antes de tudo, é fundamental verificar se há dívidas pendentes no seu veículo, como IPVA em atraso, multas ou outras pendências, pois a emissão de um novo documento não é possível se houver débitos.
Publicidade
Se não houver problemas com o veículo, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site do Detran do seu estado;
- Faça o login com seus dados. Se for o seu primeiro acesso, crie uma conta com o seu CPF;
- Vá até a aba “Veículos” e clique na opção “Licenciamento Anual”;
- Em seguida, clique em “Licenciamento digital (CRLV-e);
- No campo indicado, insira o número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo) e placa do carro;
- Por fim, pague a taxa de emissão do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e). O pagamento pode ser feito por internet banking, agências bancárias ou pelo caixa eletrônico.
Vale lembrar que também é possível fazer o pagamento pleos aplicativos bancários, internet banking ou caixa eletrônico dos bancos conveniados, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Após realizar o pagamento da taxa, o documento eletrônico pode ser acessado no site do Detran, no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e também no portal de serviços do Senatran.
O não pagamento do licenciamento implica em multas e juros, além de impedir que o veículo seja licenciado para circular legalmente. Além disso, o veículo fica sujeito à apreensão e remoção em operações de fiscalização.
O licenciamento deve ser pago dentro do prazo estabelecido pelo Detran, que varia de acordo com o final da placa do veículo.
Confira os meses de vencimento conforme as placas dos veículos de SP:
Os prazos de pagamento para veículos transportadores de passageiros, como ônibus, reboques e semirreboques, variam conforme a seguinte tabela:
- Final 1 e 2, mês de julho;
- Final 3 e 4, mês de agosto;
- Final 5 e 6, mês de setembro;
- Final 7 e 8, mês de outubro;
- Final 9, mês de novembro;
- Final 0, mês de dezembro.
Os prazos de pagamento para registrados como caminhão e trator, variam conforme a seguinte tabela:
- Final 1 e 2, mês de setembro;
- Final 3, 4 e 5, mês de outubro;
- Final 6, 7 e 8, mês de novembro;
- Final 9 e 0, mês de dezembro.
É importante destacar que o pagamento deve ser efetuado até o último dia útil do mês correspondente ao número final da placa. Em São Paulo, o valor da taxa é de R$ 160,22 em 2024.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.