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Vivara (VIVA3) sofre tentativa de ataque cibernético. Como ficam os dados dos clientes?

Ataque à rede de joalherias buscava bloquear dados críticos e sistemas até a empresa realizar um pagamento em troca; confira o que aconteceu

Vivara (VIVA3) sofre tentativa de ataque cibernético. Como ficam os dados dos clientes?
Fachada da Vivara. (Foto: Divulgação/Vivara)

A Vivara (VIVA3) informou nesta quinta-feira (25) que sofreu uma tentativa de ataque cibernético do tipo ransomware (software mal-intencionado que destrói e bloqueia o acesso a dados críticos ou sistemas até que um resgate seja pago) no mês de junho. A empresa ressalta, no entanto, que não houve qualquer impacto significativo decorrente desse ataque.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a rede de joalherias explica que, na ocasião, imediatamente adotou as medidas de segurança apropriadas para mitigação dos impactos e da manutenção da normalidade operacional, incluindo o isolamento e a suspensão temporária de seus sistemas para proteção de suas informações.

“A suspensão do funcionamento de parte dos sistemas foi realizada de forma preventiva e por protocolo de segurança, não tendo causado impactos significativos nas operações da companhia ou na experiência de seus clientes”, afirma a empresa.

Sem prejuízo das providências já adotadas, a Vivara ressalta que conduziu uma avaliação completa do incidente para apurar a sua extensão e a eventual necessidade de adoção de medidas adicionais. “A companhia atesta que a ameaça foi neutralizada sem maiores impactos às operações, sistemas e dados da companhia e de seus clientes”, conclui a Vivara (VIVA3).

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*Com informações do Broadcast