Os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais aparecem no mercado como uma opção para o investidor que deseja diversificar a sua carteira e aumentar a exposição ao setor do agronegócio. O dinheiro pode ser aplicado tanto em ativos quanto em dívidas, por meio de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).
Vale lembrar que os Fiagros Imobiliários (Fiagro-FII) podem obter rendimentos com venda ou locação de imóveis rurais. A maioria dessas aplicações no agronegócio, porém, investe em dívidas. Funciona como um empréstimo do dinheiro para produtores rurais. Com esse financiamento, as empresas podem manter ou expandir suas operações pagando juros aos investidores.
Na pesquisa, o fiagro que lidera o ranking é o Inter Amerra (IAAG11), que no acumulado de 2024 já trouxe 32,69% de retornos aos cotistas. Em seguida, os fundos Sparta (CRAA11) e Nex Crédito Agro (NEXG11) ocupam o segundo e terceiro lugar com retornos de 18,43% e 13,84%, respectivamente. Confira o top 10: