Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham mistas na expectativa de decisões de BCs

O mercado de Lisboa foi destaque negativo após tombo das ações da CTT em reação ao anúncio de queda de lucro

Bolsas da Europa fecham mistas na expectativa de decisões de BCs
União Europeia (Foto: Envato Elements)

As Bolsas da Europa fecharam sem sintonia nesta terça-feira (30) após dados de crescimento da zona do euro, balanços corporativos e com cautela antes de decisões de juros nos Estados Unidos e no Reino Unido nos próximos dias. O mercado de Lisboa foi destaque negativo após tombo das ações da CTT em reação ao anúncio de queda de lucro. Paris e Frankfurt subiram, enquanto Londres rondou a estabilidade.

Em Londres, o FTSE 100 fechou com queda de 0,22%, aos 8.274,41 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,56%, encerrando o dia em 18.424,13 pontos. Em Paris, o CAC 40 terminou em 7.474,94 pontos, com alta de 0,42%. As cotações são preliminares. Em Lisboa, o índice PSI 20 caiu 0,89%, aos 6.639,25 pontos, pressionado pelas ações dos CTT, que recuaram 11,6%, um dia depois de os Correios de Portugal terem divulgado uma queda de 24% do resultado líquido para 19,8 milhões de euros no primeiro semestre.

Os papéis do Standard Chartered avançaram 6,36%. O banco anunciou uma recompra de ações de US$ 1,5 bilhão e elevou a previsão de resultado no ano, enquanto o lucro ficou abaixo do esperado no segundo trimestre. Ainda no mercado inglês, a petrolífera BP, que também divulgou balanço, fechou em queda de 0,30% em meio à queda do petróleo. As ações chegaram a subir inicialmente após a companhia superar as expectativas de lucro e elevar seu dividendo. As ações da Diageo caíram 5,43% depois de o grupo de bebidas detentor da marca Johnnie Walker anunciar o primeiro declínio de vendas desde 2020.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os dados macroeconômicos, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro avançou mais que o esperado no segundo trimestre, apesar de uma inesperada contração da economia da Alemanha, a maior da Europa. Em outras partes do bloco, França e Espanha cresceram mais do que o previsto e Itália teve desempenho em linha com as expectativas.

Na Alemanha, a inflação ao consumidor (CPI) teve taxa anual de 2,3% em julho, levemente acima da previsão. Os investidores seguiram ainda cautelosos diante de decisões de política monetária nos EUA, amanhã (31), e no Reino Unido, na quinta-feira (01). Em Madri, o Ibex 35 fechou em alta de 0,76%, aos 11.202,60 pontos. O FTSE MIB, de Milão, encerrou aos 33.728,78 pontos, com alta de 0,26%. As cotações são preliminares.

*Com informações da Dow Jones Newswires