As ações do Magazine Luiza (MGLU3) operam o pregão desta quinta-feira (1º) em alta devido à baixa dos juros futuros. Às 12h42, as ações da varejista subiam 2,12%, a R$ 11,56. Por volta do mesmo horário, os juros futuros com vencimento para outubro de 2026 recuavam o,14 ponto porcentual.
Leia também
A queda dos juros futuros acontece após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manter a Selic em 10,50% ao ano. O comunicado do Copom deixou claro que o cenário atual indica manutenção da Selic no patamar atual até o fim de 2024, o que derrubou as estimativas pessimistas de alta de juros para o fim do ano.
Como os juros impactam as ações do Magazine Luiza?
O fato de o BC sinalizar de que não haverá alta de juros neste ano é uma notícia positiva para as ações da empresa da família Trajano. Na visão de Hudson Bessa, professor de finanças e mercado financeiro da FIPECAFI, a varejista depende de muito de crédito para financiar as suas comprar e as suas vendas. A taxa de juros em um patamar ainda mais elevado dificultaria a venda e a receita das empresas.
Para Bessa, algumas companhias do setor fizeram dívidas para investir no marketplace. Na época, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que mede o juros que a empresa deve pagar pelo empréstimo, estava em 2% ao ano em média. Hoje o CDI está perto de 10,50%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Por causa disso, as empresas estão com uma despesa financeira alta por causa do endividamento. A receita não se realiza, visto que a taxa de juro está a alta e prestação dos produtos para os consumidores ficam altas também, o que atrapalha as vendas de empresas como o Magalu“, aponta Hudson Bessa.
Ele lembra ainda que a queda das taxas de juros deve demorar para acontecer. Isso porque o risco Brasil está elevado no momento em função da questão fiscal e a “batalha entre o presidente Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto”. Para mais notícias sobre o Magazine Luiza (MGLU3), basta clicar aqui.