O dólar hoje abriu em leve queda de 0,05%, cotado a R$ 5,4805, Nesta sexta-feira (16), os investidores estão a avaliar os resultados da temporada de balanços no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto analisam ainda os indicadores econômicos norte-americanos, como as vendas no varejo e os pedidos de seguro-desemprego.
Nesta semana, dados indicaram uma desaceleração da inflação nos EUA, números que fizeram aumentar as expectativas do mercado de um corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em setembro.
Além disso, no Reino Unido, houve um crescimento de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre em comparação anual, segundo dados preliminares divulgados pelo ONS, órgão de estatísticas britânico. Na China, a produção industrial aumentou 5,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2023, enquanto as vendas no varejo cresceram 2,7% no mesmo período, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ontem, em Brasília, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou o adiamento da votação do projeto de desoneração da folha de pagamento para a próxima terça-feira (20). A medida visa substituir a contribuição previdenciária da empresa por um tributo que incide sobre a receita bruta.
O relator do PL, senador Jacques Wagner (PT-BA), disse que apresenta nova versão do texto na segunda-feira, 19. Há dois pontos polêmicos na proposta: a obrigação de empresas a firmarem termo se comprometendo a manter o mesmo número de empregados e o aumento de 15% para 20% na cobrança de Imposto de Renda de Juros sobre Capital Próprio (JCP).
No dia anterior, a moeda americana teve alta de 0,27%, cotada em R$ 5,4833. Até agora, o dólar exibiu queda de 0,57% na semana; caiu 3,02% no mês e tem alta de 13% no ano.