Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta após corte de juros pelo BCE

Além da decisão monetária, os mercados acionários europeus subiram apoiados nas ações de tecnologia

Bolsas da Europa fecham em alta após corte de juros pelo BCE
(Foto: Envato Elements)

As bolsas da Europa fecharam a sessão desta quinta-feira (12) com ganhos, suportadas primordialmente pelos setores de tecnologia, financeiro e commodities. Os ativos chegaram a perder algum fôlego depois da decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e da entrevista coletiva da presidente da autarquia, Christine Lagarde.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,57%, aos 8.240,97 pontos. O CAC 40, de Paris, subiu 0,52%, encerrando em 7.435,07 pontos. O DAX, referência em Frankfurt, teve ganhos de 1,03%, a 18.518,39 pontos. As cotações são preliminares.

Os mercados acionários europeus apresentaram dinâmica positiva desde os primeiros negócios, à espera da decisão do BCE e enquanto setores relevantes se aproveitavam de noticiário micro favorável. Os papéis de tecnologia apareceram em destaque após o salto de 8% da Nvidia na véspera, após o CEO da empresa apresentar tom otimista em relação à demanda por chips de inteligência artificial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O subíndice de techs do Stoxx 600 avançou 2,04%, a 787,01 pontos. Já exportadoras de commodities como Shell e Rio Tinto subiram 1,08% e 1,94%, respectivamente, conforme petróleo e minério de ferro se recuperavam na sessão. E, entre os bancos, HSBC subiu 1%, Barclays teve ganhos de 1,6% e, na Alemanha, Deutsche Bank avançou 1,75%, apoiados por afrouxamento de regras de capital no Reino Unido.

Investidores não deram peso, inclusive, à fala da presidente do Conselho de Supervisão Bancária do Banco Central Europeu (BCE), Claudia Buch, que defendeu que sugestões para flexibilizar a regulamentação e a supervisão bancária para promover o crescimento são “equivocadas e podem ter efeitos negativos”. Ainda no setor, Commerzbank subiu mais 2,15% conforme fusão com o italiano UniCredit segue no radar.

Já o Ibex 35, de Madri, subiu 1,08%, para os 11.400,20 pontos. O FTSE MIB, de Milão, fechou em alta de 0,84%, a 33.453,78 pontos. O PSI 20, de Lisboa, subiu 0,18%, aos 6.792,47 pontos. As cotações são preliminares.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Publicidade