O presidente do Banco do Povo da China (PBoC), Pan Gongsheng, anunciou um pacote de incentivo à economia do país. As iniciativas incluem a redução da taxa de reserva obrigatória em 50 pontos-base e a diminuição da taxa de recompra inversa de 7 dias em 20 pontos-base, além da redução da taxa dos empréstimos hipotecários já existentes e a diminuição da taxa mínima de entrada para segundas residências para 15%.
“Este parece ser um ambiente propício para restaurar o apetite por aqui, especialmente depois de cinco quedas consecutivas do Ibovespa, embora os riscos fiscais ainda sejam fonte de preocupação e debate entre os investidores”, afirma o time da Ágora Investimentos.
Além das medidas para estímulo da economia chinesa, os investidores também reagem à ata da última reunião do Copom, que levou a Selic ao patamar de 10,75% ao ano. No documento, a autoridade relatou que julgou que o início do ciclo deveria ser gradual, de forma a se beneficiar do acompanhamento cuidadoso dos dados, ainda mais em contexto de incertezas. Além disso, uma escalada gradativa permite que os mecanismos de transmissão da política monetária que possibilitarão a convergência da inflação à meta já comecem a atuar.
Entre as principais altas do Ibovespa hoje, estão as ações da CSN (CSNA3), que avançam 9,48%, junto com outros papéis do setor de mineração, como Usiminas (USIM5), Vale (VALE3) e CSN Mineração (CMIN3), que registram ganhos de 6,96%, 5,25% e 5,06%, respectivamente. Os ativos acompanham o desempenho positivo do minério de ferro, que fechou em alta de 4,64% na Bolsa chinesa de Dalian, enquanto saltou 6,36% na Bolsa de Cingapura.
Do lado oposto, as ações da Sabesp (SBSP3) recuam 1,04% e registram a maior queda do Ibovespa hoje, sem notícias específica sobre a empresa no radar dos investidores. Apenas outros quinze papéis operam no campo negativo do índice da B3.
Em Nova York, as Bolsas de Valores sobem. Dow Jones avança 0,05%, enquanto S&P 500 e Nasdaq registram ganhos de 0,20% e 0,55%, respectivamente, em meio ao arrefecimento dos juros dos Treasuries (títulos públicos americanos), o que abre espaço para alívio nas ações de tecnologia.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast