O que este conteúdo fez por você?
- O Ibovespa hoje abriu em leve queda de 0,02%, aos 132.986,15 pontos nesta sexta-feira (27)
- O mercado inicia o pregão digerindo os dados da taxa de desocupação no Brasil, divulgados pelo IBGE, e de inflação nos Estados Unidos
- No exterior, estímulos na China continuam a impulsionar as commodities metálicas como o minério; bolsas chinesas tiveram a melhor semana na década
O Ibovespa hoje abriu em leve queda de 0,02%, aos 132.986,15 pontos nesta sexta-feira (27). O mercado inicia o pregão digerindo os dados da taxa de desocupação no Brasil, que ficou em 6,6% no trimestre finalizado em agosto, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a menor taxa para trimestres até agosto em toda a série histórica.
Leia também
Na agenda econômica, investidores monitoram ainda a divulgação de dados do Caged, além da definição da bandeira tarifária de outubro pela Aneel. Outro ponto no radar é a reunião entre o presidente Lula e a presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, cujo tema não foi divulgado.
Na quinta-feira (26), o principal índice da B3 conseguiu arrancar uma valorização de 1,08%, impulsionado pelo bom desempenho das commodities após o anúncio de incentivos na China. O tema permanece no radar e pode levar a um dia de ganhos no mercado brasileiro, mas a fraqueza dos índices futuros de Nova York, na abertura, sinalizam um fator limitante para o Ibovespa hoje.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dólar hoje abriu a sessão em de 0,17%, a R$ 5,434, no aguardo dos dados de inflação nos Estados Unidos e de emprego no Brasil. Veja detalhes aqui.
O que pode impulsionar o Ibovespa hoje
Bolsas internacionais
No exterior, a sexta-feira mostra apetite por risco nos mercados internacionais. Na Ásia, onde as bolsas fecharam a sessão com ganhos expressivos. No Japão, o destaque é a escolha do ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba como novo primeiro-ministro do País. Já na China, a confirmação do corte na principal taxa de juros do país dá apoio a maior otimismo em relação à recuperação da economia chinesa. A Bolsa de Xangai, por exemplo, teve sua melhor semana em uma década.
- Ações da China têm a maior alta semanal desde 2008. Oportunidade ou voo de galinha?
Nos Estados Unidos, o destaque é a divulgação do índice de inflação ao consumidor, medida pelo PCE. A variação entre julho e agosto ficou positiva em 0,1%, como já era esperado no mercado. Após a divulgação dos dados, o rendimento das Treasuries caiu; um indicativo de que há espaço para a continuidade dos cortes de juros pelo Federal Reserve.
Commodities
As medidas recentes anunciadas pela China para estimular a economia estão movimentando o mercado de commodities, o que é bom para o Brasil. Como mostramos aqui, o Ibovespa já teve um pregão positivo na quinta-feira (26), impulsionado pelos ganhos da Vale (VALE3) em um dia positivo para o minério de ferro.
Nesta sexta-feira, o contrato mais negociado do minério de ferro no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para janeiro de 2025, fechou em alta de 4,38%, valendo cerca de US$ 106,97 a tonelada.
*Com informações do Broadcast