A Moody’s elevou a classificação corporativa da Localiza (RENT3) de ‘Ba2’ para ‘Ba1’. Já a perspectiva foi rebaixada de positiva para estável. A mudança vem na esteira da modificação do rating soberano do Brasil.
Leia também
Para a agência, a perspectiva de Localiza representa uma visão de que a classificação ‘Ba1’ reflete a qualidade de crédito fundamental da empresa, apoiada no desempenho operacional estável e fluxo de caixa, e modelo de negócios flexível, que ajuda Localiza a enfrentar desacelerações econômicas e do mercado automotivo.
As principais participações de mercado da Localiza nos segmentos de aluguel e frotas no Brasil, e sua grande escala, também apoiam a classificação, informou a Moody’s, para quem a Localiza historicamente manteve uma “lucratividade robusta”, como resultado de baixos requisitos de manutenção de frota, altas taxas de utilização, descontos atraentes de fabricantes de automóveis e expertise no mercado de vendas de carros usados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A classificação também reflete práticas adequadas de governança corporativa da companhia e sua forte liquidez”. Por outro lado, pondera a Moody’s, a classificação da Localiza é limitada pela natureza intensiva em capital do negócio de aluguel de carros e sua falta de presença internacional significativa, considerando que a maior parte de sua receita é gerada no Brasil.
“A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que a Localiza (RENT3) continuará a crescer, mantendo lucratividade sólida, liquidez adequada, alavancagem e geração de caixa, gerenciando prudentemente o capex (investimento) de expansão por meio de ciclos econômicos”, pontua.
* Com informações do Broadcast