Reconhecida pelo ranking “Under30” da revista Forbes como uma das profissionais que revolucionam os negócios no Brasil, Isabela Matte é uma empreendedora, criadora de conteúdo e especialista em marketing digital. Antes de faturar milhões, no entanto, ela precisou organizar as finanças e aprender a lidar melhor com o dinheiro para prosperar.
Nascida em Brasília, ela se mudou para São Paulo em 2008. Dois anos depois, quando os blogs de moda estavam em alta, Matte aproveitou a tendência para criar uma espécie de acervo pessoal com alguns looks que ela criava. Com o crescente interesse das leitoras por suas criações, lançou uma loja virtual voltada para o varejo de moda, a “Isabela Matte Store”. Logo no primeiro ano de operação, Matte conquistou o seu primeiro milhão em faturamento.
Treze anos depois ela fez um movimento ousado: encerrou a marca de roupas para se concentrar em um novo negócio, a IMATIZE, uma empresa que oferece cursos e mentorias para ajudar pessoas a ganharem dinheiro com o ambiente digital. “Me chamaram de louca por encerrar um negócio lucrativo”, diz.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao decidir fechar as portas, Matte já estava financeiramente estruturada e havia engatilhado outros projetos para ampliar a geração de renda. Ainda assim, nada foi feito às pressas e o planejamento para encerrar a marca levou quase três anos.
De acordo com a educadora financeira Mariana Pinto, a empreendedora trilhou o caminho mais eficaz para quem deseja trocar de profissão. “O ideal é ter uma reserva financeira para evitar o risco de contrair dívidas durante a transição”, afirma.
A importância do planejamento financeiro para um empreendedor
Uma das principais regras de ouro do mundo dos negócios é ter uma boa saúde financeira. Para evitar dívidas e garantir estabilidade nos projetos, os especialistas recomendam que o empreendedor faça uma divisão do faturamento em pelo menos três partes: a primeira para o caixa da empresa (que contempla todos os custos do negócio), a segunda que é a sua fatia mensal, ou seja, o seu salário daquele mês, e a terceira para um eventual sócio ou para futuros investimentos.
Um estudo realizado pelo Sebrae com dados da Receita Federal e de pesquisas de campo mostrou que entre todas empresas que fecharam as portas no País no ano de 2020, 17% não fizeram nenhum planejamento e 59% dizem ter feito para no máximo 6 meses. “Muitos deixaram de levantar informações relevantes para criar o negócio”, aponta a pesquisa.
Matte trabalha na direção oposta e segue a lógica de se planejar. Se o faturamento mensal da IMATIZE é de “10”, por exemplo, ela retira um salário fixo em cada uma das suas empresas e deixa pelo menos 40% do valor restante em caixa pensando em reinvestimentos futuros.“É muito instável depender de faturar “10” em um mês e “100” no outro. No fim do dia, a sua vida é com 10 ou 100? Você tem que viver com 10 e o restante que faturou guarda e reinveste no negócio”, diz.
Publicidade
Um dos maiores erros que o empreendedor pode cometer é misturar as suas finanças de pessoa física com as de pessoa jurídica. “É essencial fazer a separação dos valores que serão destinados para o negócio e não cair na tentação de tirar dinheiro do caixa para pagar as próprias contas”, ressalta Pinto. A educadora financeira aconselha ainda ter contas separadas para controlar tudo o que entra e sai.
A boa relação da influenciadora com as finanças, no entanto, não foi sempre assim. “Eu não era boa com planejamento e administração, mas sabia fazer dinheiro”, afirma Matte.
Para quem está iniciando nos negócios, o primeiro pass é entender como estão as suas finanças. “Há métodos muito simples para isso e um bom jeito de começar para evitar a procrastinação é anotando ganhos e gastos semanalmente”, diz a planejadora financeira. Ou seja, com uma visão clara de tudo o que entra e sai do caixa, é possível entender se há espaço para melhorar a eficiência no negócio e definir metas que vão guiar o seu projeto.