Durante a madrugada foi conhecida uma bateria de dados chineses que surpreenderam o mercado de maneira positiva. O Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre cresceu 4,6% na comparação anual. Embora demonstre uma leve desaceleração para a leitura do 2º trimestre (4,7%), o avanço da atividade na China foi alinhado com as expectativas do consenso. Contudo, a leitura da produção industrial de setembro avançou 5,4%, ante expectativa de 4,6%, na comparação anual, ao passo que as vendas no varejo avançaram 3,2%, quando as projeções apontavam para 2,4%. Para fechar o pacote de boas notícias da segunda maior economia do mundo, o Banco do Povo da China, o PBOC, concedeu estímulos para que bancos estatais concedam empréstimos para recompras de ações, visando estabilizar as bolsas locais. Assim, os índices da Ásia apresentaram comportamento majoritariamente positivo, com o Xangai Composto subindo2,91% na sessão. E este bom humor asiático, transborda para as demais bolsas globais nesta manhã, com exceção de Londres, que realiza lucros após as altas com o corte de juros local.
Leia também
Em outros mercados, as commodities ignoram o viés positivo com recuo do minério de ferro de 1,55% em Dalian, e contratos futuros de petróleo negociando em queda de 0,5% aos US$ 74/barril. Além disso, os rendimentos dos Treasuries apresentam leve avanço nesta manhã, enquanto a procura por ativos de risco enfraquece o dólar frente a outras divisas fortes.
Por aqui, apesar dos recuos das commodities, o bom humor externo, sobretudo o impulso chinês, poderia contribuir para alguma recomposição de preços, após a queda da véspera. Neste sentido, mais cedo, as ADRs da Vale e Petrobras, bem como o EWZ, principal ETF da bolsa brasileira em NY, negociavam em terreno positivo. Entretanto, os ruídos no front fiscal podem continuar adicionando prêmios na curva de juros e impactar negativamente o apetite dos investidores.
Agenda econômica
Brasil
Entre os eventos, pela manhã (10hrs) acontece o evento do programa de microcrédito “Acredita”, enquanto o presidente Lula participa à noite de comícios para candidatos que disputam o segundo turno em munícipios da Grande SP.
EUA
Nos Estados Unidos, são esperados dados preliminares de construções de moradias iniciadas do mês de setembro, às 9h30 e os dirigentes do Fed, Neel Kashkari, de Minneapolis (11hrs), Raphael Bostic, de Atlanta (às 11h30 e 13h30) e Christopher Waller (13h10) farão discursos.
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.