Publicidade

Tempo Real

CVM acusa oito ex-executivos da Americanas (AMER3) por uso de informação privilegiada

Os profissionais teriam usado informação privilegiada para negociar ações AMER3 antes da divulgação do rombo bilionário da empresa

CVM acusa oito ex-executivos da Americanas (AMER3) por uso de informação privilegiada
Fachada de loja da Americanas (Foto: PEDRO KIRILOS/ Estadão Conteúdo)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou que abriu processo, por insider trading, contra oito executivos e ex-executivos da Americanas (AMER3): Miguel Gutierrez, Marcio Cruz Meirelles, José Timotheo de Barros, Anna Saicali; Fabio da Silva Abrate, Marcelo da Silva Nunes, João Guerra Duarte Neto; e Fellipe Arantes Lourenço Bernardazzi.

Os profissionais da Americanas são acusados de usar informação privilegiada para negociar ações AMER3 antes da divulgação do rombo bilionário nas contas da empresa, em janeiro de 2023. Agora, eles deverão apresentar as suas defesas.

Para verificar as condutas dos executivos da Americanas, a CVM enviou ofícios a corretoras de valores mobiliários solicitando documentos cadastrais de investidores, evidências de transmissões de ordens de compra e venda de ações da Americanas e notas de corretagem. Também foram analisados negócios e realizadas oitivas de investidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, houve troca de informações e documentos junto ao autorregulador da bolsa de valores (BSM).

A área técnica da CVM também decidiu instaurar inquérito para apurar eventuais irregularidades das negociações com ações da Americanas S.A. por pessoas sem vínculo com a companhia. Ainda há, em andamento, dois inquéritos administrativos (investigação), dois processos administrativos sancionadores (nos quais há acusações formuladas) e dez processos administrativos (procedimentos de análise informacional).