Em uma semana sem tendência definida e com catalisadores variados, os mercados internacionais iniciam a segunda-feira exibindo viés negativo. Nos Estados Unidos, os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa americanos) repetem a dinâmica da semana anterior e avançam, enquanto o dólar também segue se fortalecendo em relação a moedas rivais. Já nas bolsas, os índices da Europa e futuros de Nova York operam no campo negativo, em semana recheada de balanços corporativos. Entre as commodities, o minério de ferro avançou 1,45% nesta madrugada em Dalian após os bancos chineses cortarem suas taxas de empréstimos de referência, um sinal de que estão seguindo a orientação do Banco do Povo da China (PBOC) para incentivar um maior crescimento dos empréstimos. Na mesma direção, o Petróleo subia quase 2% em movimento de recuperação após tombo superior a 8% na semana anterior e persistentes tensões no Oriente Médio.
Leia também
Por aqui, a falta de tração no exterior pode comprometer o apetite ao risco no Brasil, já afetado pela piora da percepção fiscal na semana anterior. De fato, o EWZ –principal ETF do Brasil negociado no exterior –caia 0,43% no pré-mercado por volta das 7h15. Por outro lado, o bom desempenho das commodities nesta segunda-feira pode contrabalancear o viés estruturalmente negativo da sessão.
Agenda econômica
Brasil
IPCA-15 de outubro e balanço da Vale na quinta-feira são destaques na agenda da semana. Para hoje, 8h25 sai o Boletim Focus e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa do evento “Annual Trip Brazil-Chile” às 10h30.
EUA
O Fed divulga o Livro Bege (quarta-feira) e hoje são esperados discursos dos presidentes regionais do Fed, Lorie Logan (Dallas), às 9h55; Neel Kashkari (Minneapolis), às 14h; Jeffrey Schmid (Kansas City), às 18h05. Entre os balanços da semana estão GeneralMotors, 3M e Verizon (terça-feira); Deutsche Bank, Boeing, Tesla (quarta-feira); Barclays e American Airlines (quinta-feira).
Europa
Os presidentes do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey (terça-feira e quarta-feira), e do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde (terça-feira e quarta-feira), discursam durante eventos.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos