Publicidade

Negócios

A LWSA (LWSA3), antiga Locaweb, é uma empresa brasileira?

Companhia que oferece serviços de hospedagem para sites surgiu em 1998 e logo conquistou os primeiros clientes

A LWSA (LWSA3), antiga Locaweb, é uma empresa brasileira?
Plataforma da LWSA (LWSA3), antiga Locaweb. Foto: Adobe Stock

Uma das empresas que compõem o Ibovespa é a LWSA (LWSA3), que adotou esse nome em janeiro de 2024. Antes, a companhia se chamava Locaweb. Seu foco é fornecer serviços de hospedagem para sites, além de disponibilizar ferramentas específicas para a criação de plataformas e lojas virtuais.

A empresa, brasileira, tem sua sede em São Paulo. Sua história começou em 1997, quando os primos Gilberto Mautner e Claudio Gora compraram um servidor na Califórnia, nos Estados Unidos, para criar o Intermoda, um portal de negócios têxteis. Meses depois, os sócios resolveram mudar o foco da empresa, passando a oferecer espaço de hospedagem para terceiros.

Em 1998, surgiu a então Locaweb, que logo conquistou seus primeiros 1.000 clientes. Dois anos depois, em 2000, a companhia já tinha 10 mil usuários de seus serviços, exigindo um maior investimentos em servidores. Já em 2006, a empresa conseguiu construir o seu primeiro data center próprio, com capacidade para 4 mil servidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Um incentivo a mais para LWSA ocorreu em 2010, quando o fundo Silver Lake Sumeru comprou 20% do capital da empresa, em seu primeiro investimento na América Latina. A entrada representou um selo de aprovação para a companhia, que expandiu sua atuação por meio de novos negócios. O fundo deixou a base de acionistas da LWSA na oferta inicial de ações em fevereiro de 2020.

Após abrir capital na Bolsa de Valores brasileira, a empresa realizou aquisições de marcas que complementaram seu portfólio de soluções. Atualmente, conta com 16 unidades de negócios em um ecossistema que oferece serviços de tecnologia para todos os tipos de clientes.

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados no site de Relações com Investidores (RI) da companhia, os principais acionistas da LWSA são os seus fundadores, com uma participação acionária de 26,9%, seguidos pelas gestoras General Atlantic, Nuveen e Moneda, que têm fatias de 15%, 5,7% e 5,4%, respectivamente.