Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: produção da Petrobras (PETR3; PETR4), balanços e mais 3 assuntos que direcionam os investimentos nesta terça-feira

O fôlego deve ser limitado nos mercados locais acompanhando o exterior. Confira o panorama das bolsas hoje

Mercado financeiro hoje: produção da Petrobras (PETR3; PETR4), balanços e mais 3 assuntos que direcionam os investimentos nesta terça-feira
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

A agenda econômica desta terça-feira (29) traz o relatório Jolts de abertura de vagas nos Estados Unidos, a poucos dias do relatório oficial de emprego, o payroll, que sai na sexta-feira (1º). No mercado financeiro hoje, há também novos balanços trimestrais, como da Alphabet (GOGL34), e o índice de confiança do consumidor de outubro nos EUA.

No Brasil, a agenda econômica hoje acompanha a nota do setor externo de setembro, com dados de conta corrente e Investimentos Diretos no País (IDP). O mercado ainda repercute o resultado operacional da Petrobras (PETR3; PETR4) no terceiro trimestre.

Enquanto isso, o Tesouro faz leilão de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).

Confira os 5 destaques do mercado financeiro hoje

Balanços

Nesta manhã, novos balanços do terceiro trimestre ganharam cena no mercado internacional. O banco britânico HSBC superou as estimativas de lucro no período. Enquanto isso, o Santander Espanha mostrou avanço no lucro, mas decepcionou em receita – veja.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A petrolífera britânica BP, por sua vez, reportou queda no lucro. Já o McDonald’s bateu todas as expectativas de lucro e receita. Ainda nesta terça-feira, são esperados os números da Visa e Alphabet após o fechamento.

Por aqui, Santander Brasil (SANB11) mostrou forte avanço no terceiro trimestre, com alta de 34% no lucro – veja mais aqui.

  • Confira o calendário completo dos balanços do 3º trimestre nesta matéria

Bolsas internacionais

Enquanto os futuros de Nova York rondam a estabilidade, as bolsas da Europa têm alta moderada, impulsionadas pelo setor bancário, após o resultado do banco britânico HSBC. Por volta das 8h (de Brasília), a ação do HSBC subia 4,09% na Bolsa de Londres.

O subíndice do setor bancário pan-europeu do Stoxx 600 ganhava 1%. O movimento se dá apesar da queda das ações do Santander, na Bolsa de Madri, após decepção com a receita, e a da petrolífera BP, em Londres.

As ações da Lufthansa também caíam após o balanço, mas a Bolsa de Frankfurt opera no azul, após a confiança do consumidor vir acima da previsão.

Publicidade

A reta final da eleição presidencial nos EUA também segue no radar. Investidores estão quase uniformemente esperando uma vitória do ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais americanas, diante do ímpeto do republicano nas pesquisas, diz o Citi, em relatório.

Produção da Petrobras (PETR3; PETR4)

A Petrobras fechou o terceiro trimestre do ano com produção média de 2,689 milhões de barris diários (boed) de óleo equivalente (petróleo e gás natural), uma queda de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2023. Veja aqui o relatório na íntegra.

Segundo a petroleira, o destaque no período foi o atingimento do topo de produção do FPSO Sepetiba, no campo de Mero, com a entrada em operação de três novos poços produtores. A petroleira destaca ainda a entrada de novos poços em projetos nos campos de Búzios e Tupi.

Commodities

O minério de ferro fechou em baixa de 0,77% esta manhã nos mercados de Dalian, na China. Já o petróleo mostra avanço em torno de 1,50%, após forte desvalorização na véspera.

Na contramão de sua commodity, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) sobem 1,00% às 8h30 (de Brasília) no pré-mercado de Nova York. Já os ADRs da Petrobras ampliam ganhos de 0,15%.

Mercado brasileiro

O Ibovespa pode ter fôlego limitado pelo movimento em Nova York, onde os índices futuros operam estáveis. O ETF brasileiro EWZ mostrava estabilidade perto das 7h30 no pré-mercado em NY.

Antes de começar o período de silêncio de uma semana pré-Copom, o investidor fica atento aos comentários feitos mais cedo pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Ele disse que é muito difícil trabalhar com um nível de juro mais baixo, sem que haja um choque positivo vindo da política fiscal.

Publicidade

Campos Neto pontuou que a inflação parou de convergir no curto prazo e que as expectativas à frente estão desancoradas, o que tem preocupado o BC e pode repercutir no mercado financeiro hoje.

* Com informações do Broadcast