O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma importante ferramenta de segurança financeira para os trabalhadores brasileiros, sendo um dos maiores fundos privados do Brasil e da América Latina.
Leia também
O benefício é destinado aos trabalhadores com contrato formal regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo categorias como trabalhadores domésticos, rurais, temporários e temporários.
Entre comprar imóveis, investir e até mesmo viajar, deferentes são os destinos dados ao benefício pelos mais diferentes beneficiários. No entanto, algumas delas podem ser mais estratégicas financeiramente do que outros, veja mais.
Confira abaixo as maneiras mais inteligentes para o usar o saldo do FGTS:
1. Quitar dívidas
O FGTS pode ser uma ferramenta útil para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras. Segundo especialistas para o E-Investidor, usar o fundo para pagar dívidas pode ser uma opção interessante, especialmente considerando que ele rende apenas 3% ao ano.
Publicidade
Camila Poltronieri Flaquer, da Recuperação, destaca a importância de um bom planejamento financeiro e a avaliação do saldo disponível antes de optar por essa saída.
“O uso do FGTS para quitar dívidas deve ser restrito a situações críticas, já que ele serve como uma reserva importante para emergências e retiradas”, afirma Flaquer.
2. Comprar um imóvel
O saldo do benefício também pode ser utilizado na aquisição de um imóvel, desde que o trabalhador atenda a alguns requisitos, como ter trabalhado pelo menos três anos sob o regime do FGTS e não possuir outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
3. Viagens e turismo
Recentemente, os trabalhadores têm a possibilidade de utilizar o benefício para financiar viagens. Conforme matéria do E-Investidor, companhias aéreas como Gol e Azul, bem como agências de turismo como a CVC, aceitam esse recurso para a compra de passagens e pacotes de viagem, oferecendo uma nova forma de usar o fundo.
4. Realizar investimentos
Investir o saldo do FGTS pode ser uma excelente maneira de potencializar seus rendimentos. Uma alternativa interessante é aplicar o saldo em produtos de renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs. Outra opção são os investimentos em renda variável, que incluem ações, fundos de investimento, BDRs e ETFs.
5. Reserva Emergencial
O saque do FGTS pode ser uma oportunidade para montar uma reserva de emergência, que é uma quantia acumulada para cobrir imprevistos financeiros.
6. Abrir a própria empresa
Conforme o Blog Inter, outra possibilidade a ser considerada é o uso do saldo do FGTS para abrir um negócio. Seja se tornando um Microempreendedor Individual (MEI) ou uma Pessoa Jurídica (PJ), o valor sacado pode ser uma forma viável de financiar essa iniciativa.
7. Aposentadoria
O planejamento para a aposentadoria também é fundamental, e investir o saque do FGTS nesse objetivo pode garantir uma renda mais confortável no futuro. Opções como previdência privada e investimentos de renda fixa são alternativas a serem consideradas nesse planejamento.
Como consultar o saldo do FGTS?
A consulta ao saldo do fundo é realizada por meio do aplicativo FGTS, disponível para download para Android e IOS. Após instalar o aplicativo basta seguir o passo a passo:
- Abra o aplicativo e clique em “Cadastre-se”;
- Preencha os dados solicitados;
- Crie uma senha numérica de pelo menos seis dígitos;
- Em seguida será enviado um código via SMS no telefone cadastrado para a ativação da conta, digite o código recebido no aplicativo;
- Após a ativação complete o seu cadastro, respondendo sobre a sua vida profissional;
- Para finalizar o seu cadastro leia e aceite as condições de uso do aplicativo, clicando em “Concordar”.
Após completar o cadastro, você terá acesso completo ao aplicativo. Na primeira tela, visualize o saldo total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na aba “Saldo total”.
Colaborou: Renata Duque.