No Brasil, o Dia Nacional da Dona de Casa, comemorado em 31 de outubro, é uma data que destaca o papel crucial das mulheres que dedicam seu tempo ao cuidado do lar e à família. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece a elas opções de benefícios previdenciários que garantem uma segurança financeira em situações como maternidade, doença e aposentadoria.
Leia também
Pesquisa do IBGE, revela que mais de 38 milhões de brasileiras se identificam como donas de casa, parte das quais já buscam acesso aos benefícios como forma de manter a estabilidade financeira.
De acordo com nota oficial do Governo, as donas de casa podem optar entre três tipos de planos previdenciários:
- Facultativo de Baixa Renda: destinado a famílias inscritas no CadÚnico, com renda de até dois salários mínimos, com contribuição de 5% do salário mínimo;
- o simplificado: com contribuição de 11% sobre o salário mínimo, é uma opção para aqueles que não atendem aos requisitos do plano de baixa renda;
- e o convencional: contribuição de 20% sobre qualquer valor (limitado ao teto do INSS), com benefícios calculados conforme o histórico de contribuições.
As contribuições facultativas, podem trazer benefícios como pensão, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Publicidade
Seja dona de casa ou não, para iniciar a contribuição e garantir o direito aos benefícios previdenciários, basta acessar o Meu INSS, pelo site ou aplicativo, ou ligar para a Central 135 para se inscrever e escolher o plano mais adequado ao seu perfil.
Colaborou: Renata Duque.