

No Brasil, o Dia Nacional da Dona de Casa, comemorado em 31 de outubro, é uma data que destaca o papel crucial das mulheres que dedicam seu tempo ao cuidado do lar e à família. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece a elas opções de benefícios previdenciários que garantem uma segurança financeira em situações como maternidade, doença e aposentadoria.
Pesquisa do IBGE, revela que mais de 38 milhões de brasileiras se identificam como donas de casa, parte das quais já buscam acesso aos benefícios como forma de manter a estabilidade financeira.
De acordo com nota oficial do Governo, as donas de casa podem optar entre três tipos de planos previdenciários:
- Facultativo de Baixa Renda: destinado a famílias inscritas no CadÚnico, com renda de até dois salários mínimos, com contribuição de 5% do salário mínimo;
- o simplificado: com contribuição de 11% sobre o salário mínimo, é uma opção para aqueles que não atendem aos requisitos do plano de baixa renda;
- e o convencional: contribuição de 20% sobre qualquer valor (limitado ao teto do INSS), com benefícios calculados conforme o histórico de contribuições.
As contribuições facultativas, podem trazer benefícios como pensão, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Publicidade
Seja dona de casa ou não, para iniciar a contribuição e garantir o direito aos benefícios previdenciários, basta acessar o Meu INSS, pelo site ou aplicativo, ou ligar para a Central 135 para se inscrever e escolher o plano mais adequado ao seu perfil.
Colaborou: Renata Duque.