Publicidade

Tempo Real

Americanas (AMER3) convoca assembleia para avaliar ação contra ex-executivos; entenda

A varejista argumenta que os atos fraudulentos causaram prejuízos relevantes à companhia. Confira os detalhes

Americanas (AMER3) convoca assembleia para avaliar ação contra ex-executivos; entenda
Lojas Americanas (AMER3). (Foto: Adobe Stock)

A Americanas (AMER3), em recuperação judicial, convocou para o dia 11 de dezembro uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para analisar, entre outros pontos, autorização para a companhia entrar com ação de responsabilidade civil contra o ex-diretor presidente, Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez, e os ex-diretores estatutários, Anna Christina Ramos Saicali, José Timótheo de Barros e Márcio Cruz Meirelles.

Segundo o documento de convocação da AGE, os ex-executivos, “em evidente violação aos seus deveres legais e estatuários, participaram da fraude contábil”, tornada pública em janeiro do ano passado.

A Americanas argumenta que os atos fraudulentos causaram prejuízos relevantes à companhia, conforme se verificou nas demonstrações financeiras de 2021, 2022 e 2023.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, os elementos identificados no curso das investigações indicam quem foram os autores das condutas consideradas irregulares e a materialidade de tais condutas, partindo-se de análise de documentos que suportam tais conclusões.

“A empresa se reservará o direito de tomar todas as medidas legais aplicáveis para se ressarcir de todas as perdas e danos sofridos em decorrência de tais atos”, diz ainda a Americanas (AMER3).

* Com informações do Broadcast