O Ibovespa hoje opera em alta de 1,64%, aos 130.220,61 pontos às 14h56 (de Brasília) desta segunda-feira (4). A principal referência da B3 oscila entre máxima a 130.608,79 pontos e mínima a 128.128,13 pontos.
Leia também
O índice é impulsionado pelo desempenho positivo das ações do Magazine Luiza (MGLU3), que disparam 9,26% e lideram os ganhos do dia. Empresas cíclicas, – que são mais influenciadas pelos ciclos econômicos – tais como a varejista, se beneficiam do bom humor no mercado hoje e da queda dos juros futuros em meio à expectativa pelo pacote fiscal do governo.
Além disso, investidores aguardam a divulgação do balanço do terceiro trimestre do Magalu marcado para esta semana, na quinta-feira (7), após o fechamento do mercado – saiba mais nesta matéria.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na ponta positiva do índice estão também as ações da CVC (CVCB3) e Cogna (COGN3), que avançam 8,29% e 8,09%, respectivamente.
Em contrapartida, os papéis da Azul (AZUL4) recuam 1,88% e registram a maior baixa no Ibovespa hoje. O movimento estende as perdas da última sessão, na sexta-feira (1°), quando fechou em queda de 6,51% após a companhia aérea ter seus ratings de crédito rebaixados pela Fitch e S&P, em meio à sua reestruturação financeira.
Quem também se destaca no campo negativo é a Braskem (BRKM5), cujas ações cedem 0,75% depois de a empresa informar que Roberto Bischoff deixará o cargo de diretor presidente no dia 30 de novembro de 2024. A Novonor, na qualidade de acionista controladora, indicou Roberto Prisco Paraiso Ramos para assumir o cargo.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Braskem destaca que a nomeação de Ramos será formalmente submetida à aprovação do Conselho de Administração – veja detalhes nesta reportagem.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast